domingo, 15 de outubro de 2017

Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos sobre a Amazônia

Praça de São Pedro durante a oração do Ângelus. Foto: Daniel Ibáñez / ACI Prensa

Vaticano, 15 Out. 17 / 07:54 am (ACI).- Ao final da Missa de canonização de 35 novos santos, neste domingo, 15 de outubro, e antes da oração do Ângelus, o Papa Francisco se dirigiu aos fiéis e peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano, e anunciou a convocação de uma Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a região Pan-amazônica.

“Atendendo o desejo de algumas Conferências Episcopais da América Latina, assim como ouvindo a voz de muitos pastores e fiéis de várias partes do mundo, decidi convocar uma Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a região Pan-amazônica. O Sínodo será em Roma, em outubro de 2019”.

Segundo o Santo Padre explicou, “o objetivo principal desta convocação é identificar novos caminhos para a evangelização daquela porção do Povo de Deus, especialmente dos indígenas, frequentemente esquecidos e sem perspectivas de um futuro sereno, também por causa da crise da Floresta Amazônica, pulmão de capital importância para nosso planeta”.

Portanto, a Assembleia Especial do Sínodo irá se centrar na problemática do desmatamento da floresta amazônica como consequência da atividade desenfreada, e às vezes ilegais, de exploração madeireira. Essa atividade industrial está colocando em grave perigo o equilíbrio ecológico e ambiental da floresta amazônica, uma das principais fontes de biodiversidade do planeta.

Como consequência dessa exploração dos recursos naturais da região da Amazônia, os povos indígenas que a habitam, em muitos casos tribos isoladas sem contato com o mundo urbano, estão sofrendo inúmeros abusos, inclusive assassinatos que ficam impunes, até situá-las às margens do desaparecimentos. A situação desses povos, sua evangelização e a defesa de seus direitos humanos será também um dos temas principais tratados no Sínodo dos Bispos.

O Papa Francisco finalizou invocando a intercessão dos novos santos proclamados neste domingo pelos frutos dos trabalhos dos Bispos. “Que os novos Santos intercedam por este evento eclesial para que, no respeito da beleza da Criação, todos os povos da terra louvem a Deus, Senhor do universo, e por Ele iluminados, percorram caminhos de justiça e de paz”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário