"Quem me dera ser leal, discreto e silencioso como minha sombra" (Dom Helder Câmara).

sexta-feira, 19 de maio de 2017

'Vocações existem, elas só precisam ser despertadas', afirma bispo da Pastoral Vocacional

 domtotal.com
Ano Vocacional será celebrado em 2019 e refletirá também sobre a baixa de vocações.
Há redução tanto no clero secular quanto no clero religioso.
Há redução tanto no clero secular quanto no clero religioso. (Divulgação).

A Equipe de Coordenação da Pastoral Vocacional esteve reunida nos dias 16 e 17 de maio na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF) com o objetivo de preparar ações e atividades para o Ano Vocacional, que será celebrado em 2019. Dentro desse contexto, o grupo também iniciou o debate sobre o Congresso Vocacional, atividade que segundo o bispo referencial da Pastoral Vocacional, dom José Roberto Fortes Palau, servirá para “coroar o Ano Vocacional”.

“Pensamos num evento que possa reunir todas as lideranças do Brasil, todos aqueles que trabalham na Pastoral Vocacional, todos os organismos. Nós queremos que participem desse evento: A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), O Instituto Pastoral Vocacional (IPV), a Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP); a Comissão Nacional de Diáconos (CND) e também as Novas Comunidades”, destaca o bispo.

Dom José destacou ainda alguns assuntos que serão abordados durante o evento. De acordo com ele, os participantes irão discutir e refletir sobre o trabalho vocacional no Brasil. “Uma coisa que preocupa é a redução do número de vocações em todos os segmentos, tanto no clero secular quanto no clero religioso, assim como na vida consagrada. Eu vejo irmãs envelhecendo e não vejo chegar novas vocações, moças que se disponham a trabalhar pela Igreja”. Esse então de acordo com o bispo será um dos assuntos de destaque.

Sobre o Ano Vocacional, o bispo fez questão de enfatizar que a temática está em consonância com a do Sínodo dos Bispos de 2018, que abordará a questão do jovem e o discernimento vocacional. A ideia de acordo com ele é elaborar um material para que as dioceses possam celebrar o ano. “Quem sabe nesse ano vocacional, a gente oferecendo todo esse material não consiga dar uma sacudida, porque vocações existem, elas só precisam ser despertadas”, garantiu.

Além do bispo, participaram da reunião o assessor da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, padre João Cândido da Silva Neto; o coordenador da Pastoral Vocacional, padre Elias Aparecido da Silva; o vice-coordenador da Pastoral Vocacional, padre Eliseu Donizete Gomes e a secretária da equipe, Edna Maria de Souza.

CNBB
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Pe. Geovane Saraiva

Pe. Geovane Saraiva

POSTAGENS POPULARES

SIGA-ME

Siga por e-mail

Tecnologia do Blogger.
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Copyright © F.G. Saraiva | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com