segunda-feira, 17 de abril de 2017

Portugal: Jesuítas propõem 50 textos e 50 imagens «para melhor viver a Páscoa»

Agência Ecclesia 17 de Abril de 2017, às 10:46        Foto: Província Portuguesa da Companhia de Jesus

Foto: Província Portuguesa da Companhia de Jesus
Projeto conta com a participação de 10 escritores e 10 fotógrafos portugueses, crentes e não crentes


Lisboa, 17 abr 2017 (Ecclesia) – A Província Portuguesa da Companhia de Jesus propôs a 10 escritores e 10 fotógrafos portugueses, crentes e não crentes, retratarem através do seu trabalho os 50 dias que vão decorrer entre a Páscoa e o Pentecostes.

Em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o gabinete de comunicação dos jesuítas explica que o objetivo é ajudar «a melhor viver a Páscoa” e “expressar”, através da cultura, “a boa nova do tempo pascal a todos” os quadrantes da sociedade.

O projeto tem como tema “A vida é mais forte” e vai ser baseado em 50 textos e 50 imagens inspiradas em “cinco palavras” propostas aos autores e que expressam “cinco atitudes que os cristãos experienciam neste tempo litúrgico“.

“A alegria e a paz associadas à Ressurreição de Jesus; a esperança decorrente da certeza de que o amor é mais forte do que a morte; a coragem exigida a quem quer dar testemunho; e a comunidade, que é a Igreja, como lugar de encontro com Jesus Ressuscitado”, explica a Companhia de Jesus.

Os textos, todos originais, vão ter a assinatura de 10 cronistas, jornalistas e escritores portugueses: Ana Sousa Dias, António Marujo, Fernando Alves, Isabel Figueiredo, Luís Osório, Jacinto Lucas Pires, Laurinda Alves, Miguel Araújo, Paula Moura Pinheiro e Pedro Sena-Lino.

Quantos aos fotógrafos, “na sua maioria fotojornalistas, foi solicitado que selecionassem cinco fotografias do seu portfólio” que melhor correspondessem à ideia pretendida.

Os participantes neste campo da imagem são André Paxiuta, Carmo Sousa Lara, Diana Quintela, João Carmo Simões, José Carlos Carvalho, Miguel Nogueira, Nuno Pinto Fernandes, Paulo Teia, Ricardo Perna e Rodrigo Cabrita.

A Companhia de Jesus salienta que este desafio foi feito “a autores crentes e não crentes, pois pretende-se que a beleza dos textos e das imagens consiga chegar a todos, transmitindo-lhes a profundidade destas cinco palavras e do que lhes está associado, independentemente das suas crenças pessoais”.

“O intuito de estabelecer pontes na sociedade, promovendo o diálogo com a cultura, faz parte da missão jesuítica e insere-se numa das prioridades apostólicas dos jesuítas em Portugal”, pode ler-se.

Os resultados desta iniciativa da Companhia de Jesus entre a Páscoa e o Pentecostes vão ser publicados durante as próximas semanas na página dos jesuítas portugueses na rede social facebook.

JCP

Nenhum comentário:

Postar um comentário