'Estrelas' da dança com Francisco no Vaticano

 domtotal.com
Para o coreógrafo Alberto Testa, a dança está ligada ao espírito, "é a mesma transfiguração, elevação, transcendência, propensão ao Absoluto"
Roberto Bolle e Misty Copeland dançam Romeu e Julieta
Roberto Bolle e Misty Copeland dançam Romeu e Julieta (ANSA)

O coreógrafo, historiador e crítico de dança italiano, Alberto Testa, pediu ao Santo Padre para que uma delegação de expoentes da Arte da Dança seja recebida pelo Papa durante a Audiência Geral de 26 de abril. O seu pedido foi acolhido com alegria por Francisco.

Desde 1982, o Dia Internacional da Dança instituído pela ONU é recordado no dia 29 de abril de cada ano.

De fato, neste contexto, Alberto Testa sentiu a necessidade – movido por um profundo sentimento -  de dar a conhecer ao Pontífice, “que a dança pertence ao espírito, é a mesma transfiguração, elevação, transcendência, propensão ao Absoluto”.

A delegação será formada por cerca de 30 expoentes de ponta desta sublime Arte, composta por diversos artistas, críticos e historiadores, coreógrafos e étoiles (estrelas) que ele mesmo quis selecionar.

Entre os nomes já confirmados estão Carla Fracci e Beppe Menegatti, Luciana Savignano, Luigi Bonino, Elisabetta Terabust, Amedeo Amodio, Eleonora Abbagnato, Susanna Egri, Flavia Pappacena pela Academia Nacional de Dança; Andrea Pontremoli, Cesare Nissirio, Gaia Straccamore, além de Laura Comi com alguns jovens dançarinos da Escola de Dança de Teatro da Ópera de Roma, o pintor Giovanni Truncellito e a coreógrafa Anna Cuocolo.

Rádio Vaticano

Comentários