"Quem me dera ser leal, discreto e silencioso como minha sombra" (Dom Helder Câmara).

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Bento XVI, 90 anos no signo da oração pela Igreja

 domtotal.com
Entrevista com padre Lombardi sobre os 90 anos de Bento XVI.
Bento XVI completa 90 anos do Domingo de Páscoa.
Bento XVI completa 90 anos do Domingo de Páscoa. (Reprodução)

Daqui a pouco mais de uma semana, Domingo de Páscoa, 16 de abril, Bento XVI estará completando 90 anos. Quando da sua eleição à Cátedra de Pedro (19 de abril de 2005), Joseph Ratzinger definiu-se “um simples e humilde trabalhador na vinha do Senhor”. Para nos falar sobre o Papa emérito e esta importante efeméride, a Rádio Vaticano entrevistou o presidente da “Fundação Ratzinger – Bento XVI”, Pe. Federico Lombardi, que foi durante o Pontificado do Papa alemão um de seus mais estreitos colaboradores. Inicialmente, Pe. Lombardi nos diz como encontrou Bento XVI nas últimas vezes que esteve com ele:

Pe. Federico Lombardi:- “Bento XVI é uma pessoa que, como sabemos, está completando 90 anos. Tem uma lucidez de mente, de memória, de diálogo com as pessoas que encontra, com seus visitantes, absolutamente admirável, maravilhosa. Portanto, é muito belo, muito aprazível e sempre muito enriquecedor encontra-lo, ouvi-lo, poder dialogar com ele. As forças, naturalmente, são de uma pessoa que tem 90 anos e, por conseguinte, há de certo modo a fragilidade que lhe é própria. Porém, é perfeitamente capaz de desempenhar as relações com os outros, vivendo discretamente este tempo de retiro, de vida reservada de oração e de reflexão em sua casa.”

RV: A seu ver, o que esta idade da vida está dando a Joseph Ratzinger?

Pe. Federico Lombardi:- “Aquilo que ele de certo modo nos tinha anunciado já antes de sua renúncia ou na ocasião de sua renúncia, ou seja, um tempo de vida mais em recolhimento, de vida de mais intensa oração, de reflexão e também de diálogo com as pessoas com as quais entra em contato, embora dessa forma mais reservada, mas um diálogo sempre muito concentrado, a este ponto, nos temas essenciais da vida, do sentido da vida, da história, porque é evidente o clima de preparação para o encontro com o Senhor.”

RV: Por ocasião destes 90 anos de Bento XVI há muitas manifestações de afeto, nesse sentido. E se poderia dizer, de certo modo, que após a renúncia ao ministério petrino, portanto, nestes anos, que muitos releram e também compreenderam melhor seu Pontificado, aquilo que ele quis testemunhar?

Pe. Federico Lombardi:- “Sim, certamente: vê-se a grande coerência, a linearidade e a coerência desta vida dedicada ao serviço da Igreja de vários modos, com diferentes funções, mas sempre com esta atitude de buscar a verdade do exercício da inteligência da fé e na fé, a serviço da Igreja, do povo de Deus, de uma compreensão mais profunda da relação entre fé e razão, também em diálogo com a cultura hodierna e com o mundo que nos rodeia.”

RV: Quais votos gostaria de fazer ao Papa emérito por seus 90 anos?

Pe. Federico Lombardi:- “Que possa viver este tempo em completa serenidade, com todo o fruto e a alegria da união com Deus que alguém possa desejar, e que essa mensagem de alegria e de paz na preparação para o encontro com Deus seja acolhida pela comunidade da Igreja como uma riqueza e que a comunidade da Igreja sinta a sua atenção e a sua oração como rica, frutuosa para o seu sucessor, mas para todos nós que – ao menos por ora – continuamos caminhando no tempo, sentindo, porém, a sua presença como uma presença de serviço espiritual.”


Rádio Vaticano
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Pe. Geovane Saraiva

Pe. Geovane Saraiva

POSTAGENS POPULARES

SIGA-ME

Siga por e-mail

Tecnologia do Blogger.
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Copyright © F.G. Saraiva | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com