terça-feira, 28 de março de 2017

Papa: fortalecer a agricultura para que haja comida para todos

  domtotal.com
Mensagem do papa Francisco ao 10º Fórum para o Futuro da Agricultura
Papa enfatiza o direito de todo ser humano ter acesso a alimento saudável e suficiente.
Papa enfatiza o direito de todo ser humano ter acesso a alimento
 saudável e suficiente. (Divulgação)

O Santo Padre Francisco transmitiu uma mensagem nesta terça-feira através do Cardeal Secretario Pietro Parolin que participa em Bélgica, no 10º Fórum para o Futuro da Agricultura.

“Serve um maior compromisso em favor do setor agrícola, não somente na questão da melhoria dos sistemas de produção ou comercialização, mas sobretudo no enfatizar o direito de todo ser humano de ter acesso ao alimento saudável e suficiente, e ser nutrido na medida de suas necessidades,” indica a carta enviada ao presidente do Fórum, Janez Potocnik, em Bruxelas.

Francisco convida a um empenho não só no sentido de melhorar o sistema de produção e de comercialização, mas também e sobretudo que se ponha a tónica no direito de cada ser humano a ter acesso a uma alimentação sã e suficiente e a ser nutrido conforme as próprias necessidades.

“Cada vez mais se evidencia a necessidade de colocar a pessoa no centro do setor agrícola”, afirma o Purpurado, sugerindo uma abordagem que mostre a “relação estreita entre agricultura, proteção da criação, crescimento econômico, desenvolvimento e necessidades da população mundial”.

O cardeal pede uma atenção maior para as áreas do mundo mais vulneráveis, em que as pessoas são “excluídas dos processos produtivos” e muitas vezes são “obrigadas a deixar suas terras” em busca de refúgio e esperança de vida.

Em muitos países, a atividade agrícola é carente, não diversificada suficientemente e inadequada para responder ao contexto ambiental ou às mudanças climáticas. Pensando nessas áreas, o Cardeal Parolin menciona os elevados níveis de desemprego e a desnutrição, até mesmo crônica, de milhões de seres humanos.

A solução não é impor “um modelo de produção a favor de grupos restritos”, nem pensar no trabalho agrícola partindo dos resultados obtidos em pesquisas de laboratórios”. Uma tal abordagem, mesmo sendo fonte de vantagem imediata para alguns, prejudica outros.

As expectativas ligadas aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável definidas pela comunidade internacional, requerem que se enfrente a situação de certos países e zonas do mundo onde a actividade agrícola é carente porque não suficientemente diversificada e, por conseguinte, inadequada a responder ao contexto ambiental e às mutações climáticas.

Trata-se de um mecanismo complexo que atinge sobretudo os mais vulneráveis excluídos não só dos processos de produção como também obrigados a abandonar as próprias terras e procurar refúgio e esperança de vida noutros lugares.

Zenit

Nenhum comentário:

Postar um comentário