domingo, 30 de novembro de 2014

Turquia: Francisco diz que guerra é «sempre um mal» e lembra drama dos refugiados

Agência Ecclesia
 
ACNUR
ACNUR

Papa denunciou «condições intoleráveis» em que estas populações vivem

Istambul, Turquia, 30 nov 2014 (Ecclesia) – O Papa encontrou-se hoje com um grupo de jovens e adolescentes refugiados iraquianos e sírios que estão a ser acolhidos pela comunidade salesiana na Turquia, anunciou o Vaticano.
“Quero manifestar-vos a minha participação no vosso sofrimento e espero que esta minha visita, com a graça do Senhor, possa dar-vos um pouco de consolação na vossa difícil situação. É o triste resultado de conflitos exacerbados e da guerra, que é sempre um mal e nunca constitui a solução dos problemas, antes pelo contrário cria outros”, disse o Papa, na última intervenção da sua viagem de três dias em solo turco, nos jardins da representação pontifícia em Istambul.
Além da Síria e do Iraque, os jovens vinham de outros países do Médio Oriente e África, representando, segundo o Papa, os refugiados e deslocados que são “diariamente assistidos pelos Salesianos”.
“As condições degradantes, em que muitos refugiados têm de viver, são intoleráveis! Por isso, é preciso fazer todo o esforço para remover as causas desta realidade”, denunciou.
Francisco observou que estas pessoas não têm, por vezes durante muito tempo, vários “bens primários”, como uma habitação digna, assistência sanitária, educação ou trabalho.
“Tiveram de abandonar não apenas coisas materiais, mas sobretudo a liberdade, a proximidade dos familiares, o seu ambiente de vida e as tradições culturais”, acrescentou.
O Papa apelou por isso a uma “uma maior convergência internacional” para resolver os conflitos que atingem as terras de origem destes jovens, combatendo “as outras causas que impelem as pessoas a deixar a sua pátria”.
“Encorajo, quantos estão a trabalhar generosa e lealmente pela justiça e a paz, a que não desanimem. Faço um apelo aos líderes políticos para terem em conta que a grande maioria das suas populações aspira pela paz, embora às vezes já não tenha força nem voz para a pedir”, prosseguiu.
Tal como fizera no voo desde Roma, o Papa agradeceu a assistência prestada pelas autoridades turcas “assistência aos deslocados, especialmente aos refugiados sírios e iraquianos” e pelo empenho com que procuram satisfazer as suas exigências.
“Espero que não falte o necessário apoio também da comunidade internacional”, declarou.
Francisco deixou uma palavra de esperança aos jovens, desejando que continuem a acreditar num “futuro melhor”, apesar das dificuldades, e disse que a Igreja Católica, através das suas organizações sociais e caritativas, quer continuar ao seu lado, defendendo a “causa” dos refugiados diante do mundo, exigindo aos que ocupam cargos de responsabilidade que promovam “a justiça, a segurança e a paz, sem hesitação e de modo verdadeiramente concreto”.
Após o encontro, o Papa dirigiu-se para o aeroporto internacional de Istambul, de onde regressa para Roma.
OC

Nenhum comentário:

Postar um comentário