"Quem me dera ser leal, discreto e silencioso como minha sombra" (Dom Helder Câmara).

sábado, 1 de julho de 2017

Papa Francisco aprova “visita” de São João XXIII a sua terra natal

São João XXIII na canonização de São Martinho de Lima em 1962


ROMA, 01 Jul. 17 / 08:00 am (ACI).- A Diocese de Bergamo, na Itália, anunciou que no ano de 2018 o corpo de Papa são João XXIII voltará a sua terra natal, em uma visita que espera-se que dura aproximadamente duas semanas.

Em um comunicado com data de 27 de junho, a diocese informou que o Papa Francisco aprovou o pedido do Bispo de Bergamo, Dom Francesco Beschi, para que os restos mortais de São João XXIII “voltem a Bergamo”.

Espera-se que a visita do corpo do santo, que atualmente repousa na Basílica de São Pedro, inicie por volta do dia 3 de junho de 2018, quando se completam 55 anos da morte do chamado Papa bom.

O Bispo de Bergamo agradeceu ao Papa Francisco “por este gesto de amor paternal para com nossa diocese”.

É a partir das raízes do que São João XXIII aprendeu, continuou o Bispo, “que devemos olhar para os aspectos positivos antes dos negativos; e considerar, nas relações com os outros, o que une mais do que o que divide”.

Angelo Giuseppe Roncalli, o nome de nascimento de João XXIII, nasceu em Sotto il Monte, uma localidade da província italiana de Bergamo, em 25 de novembro de 1881. Foi o quatro de 13 filhos.

Foi ordenado sacerdote em 1904, aos 22 anos. Serviu em Bergamo até ingressar no Corpo Diplomático do Vaticano e foi ordenado bispo em 1925.

Em 1953, foi criado Cardeal e nomeado Patriarca de Veneza. Foi eleito sucessor de São Pedro em 28 de outubro de 1958.

Entre outras coisas, o falecido Pontífice é lembrado por ter convocado o Concílio Vaticano II, o evento da Igreja mais importante do século XX.

Devido à sua vida de santidade, foi beatificado no ano 2000 e logo canonizado, junto com São João Paulo II, em 27 de abril de 2014.

Em seu caso, o Papa Francisco decidiu desconsiderar a regra que, para a canonização, pede-se um milagre a mais realizado pela intercessão do beato. Curiosamente, foi o próprio São João XXIII que, em 1960, fez algo semelhante para canonizar São Gregório Barbarigo, um cardeal italiano do século XV.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Pe. Geovane Saraiva

Pe. Geovane Saraiva

POSTAGENS POPULARES

SIGA-ME

Siga por e-mail

Tecnologia do Blogger.
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Copyright © F.G. Saraiva | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com