terça-feira, 18 de julho de 2017

Mudança climática branqueia corais mais setentrionais do mundo

 domtotal.com
Os cientistas concluíram que 30% dos recifes estão afetados.
Imagens de um mesmo recife de  corais ao longo da ilha japonesa de Tsushima, em janeiro de 2016 (à esq.) e janeiro de 2017 (à dir.). (AFP)
Imagens de um mesmo recife de  corais ao longo da ilha japonesa de Tsushima, em janeiro de 2016 (à esq.) e janeiro de 2017 (à dir.).
Imagens de um mesmo recife de  corais ao longo da ilha japonesa de Tsushima, em janeiro de 2016
 (à esq.) e janeiro de 2017 (à dir.). (AFP).

Os corais mais setentrionais do mundo, que ficam no Japão, são cada vez afetados pelo branqueamento relacionado ao aquecimento global - de acordo com as conclusões de um pesquisador japonês.

Com sua equipe, o diretor do Centro de Biologia Ambiental do Instituto Nacional Japonês, Hiroya Yamano, observou, em dezembro de 2016, a costa da ilha de Tsushima, que se encontra 1.000 km ao sudoeste de Tóquio. Os cientistas concluíram que 30% dos recifes estão afetados.

Até agora, "os corais do arquipélago meridional de Okinawa encontravam abrigo nas águas de temperatura mais baixa, estendendo seu hábitat a Kyushu, Shikoku e Honshu", três das quatro ilhas principais do Japão, explicou Yamano à AFP.

"Mas, agora, os corais que se encontram nesses refúgios também estão ameaçados. A situação é grave", frisou.

Os recifes de corais, que recobrem menos de 0,2% da superfície dos oceanos, abrigam 30% das espécies animais e vegetais marinhas. Contribuem para a proteção do litoral, para a alimentação humana e para a criação de empregos no turismo.

Desde 2015, porém, nas zonas tropicais, houve uma temperatura acima do normal, e mais de 70% se viu afetado por esse aquecimento que branqueia o coral, provocando sua morte.

No ano passado, os cientistas observaram o pior registro desse fenômeno na Grande Barreira australiana, recife de 2.300 km inscrito em 1981 como Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).


AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário