domingo, 11 de junho de 2017

Centenário: Santuário acolheu Peregrinação Nacional das Crianças a Fátima

Agência Ecclesia 10 de Junho de 2017, às 12:04        Agência Ecclesia/LFS, Peregrinação Nacional das Crianças ao Santuário de Fátima
Agência Ecclesia/LFS, Peregrinação Nacional das Crianças ao Santuário de Fátima
D. António Marto convida os mais novos a serem «luz de Jesus no mundo»

Fátima, 10 jun 2017 (Ecclesia) - D. António Marto convidou hoje as crianças que participam na peregrinação ao Santuário de Fátima a serem "luz de Jesus no mundo", tal como o fizeram "os pastorinhos" há 100 anos.

"Sois convidados, tal como os pastorinhos a levar a luz de Jesus ao mundo para o tornar mais belo", afirmou o bispo de Leiria - Fátima que preside à celebração eucarística que encerra a peregrinação nacional das crianças ao Santuário de Fátima.

A partir de palavras que as crianças endereçaram ao Santuário, que serviu de preparação para a atividade, D. António Marto assinalou "gestos simples" como forma de "levar a luz de Jesus ao mundo".

«Oferecer um sorriso a quem anda triste», «dar uma palavra amiga a outro», «ajudar quem precisa», «fazer companhia a quem está ou doente», «ser capaz de perdoar», «respeitar os outros» e «respeitar o ambiente».

"Tanta coisa simples e bonita como forma de levar a luz de Jesus ao mundo", assinalou o prelado que convidou os participantes a transformar as ações em formas de mostrar a presença de Jesus.

"Dizei comigo: «Quando ofereço um sorriso levo a luz de Jesus», «quando ajudo quem precisa levo a luz de Jesus», «quando respeito os outros levo a luz de Jesus».

D. António Marto recordou momentos "difíceis" em que o cansaço suplanta a vontade de ser bom.

"Cansamo-nos de ser bons, de ser amigos, até de rezar. É natural, mas queria convidar-vos a que quando estiverem tristes ou cansados, lembrai-vos dos pastorinhos e lembrai-vos de Nossa Senhora".

O prelado saudou os " amiguitos e amiguitas" assinalando ser esta a peregrinação das crianças" que este ano conta com cerca de 40 mil.

"Esta é a vossa peregrinação, das crianças de Portugal. Gostava imenso de poder saudar cada um e cada uma, falar com cada uma em particular, mas sóis tantos e é impossível. Posso, apenas abraçar-vos espiritualmente, na minha amizade e coração".

A peregrinação nacional das crianças ao Santuário de Fátima teve início esta sexta-feira com o tema ‘Senhora do Rosário, mais brilhante que o sol’.

Na manhã de hoje, após a saudação do reitor do Santuário, o padre Carlos Cabecinhas, a peregrinação das crianças iniciou com a oração do terço, animado pelo grupo de catequese de Lousada.

No final da celebração foram oferecidas 34 mil azinheiras aos participantes.

A oferta continha uma inscrição onde se podia ler: «Planta esta azinheira e cuida dela. Rega-a e observa como ela se alimenta também da luz que vem do sol. Foi sobre uma pequena azinheira que Nossa Senhora do Rosário apareceu aos três pastorinhos, em Fátima, há 100 anos».

A parte conclusiva da celebração ficou ainda marcada pelo momento em que 100 jovens transportaram uma vela e um balão e, em coro com a assembleia, cantaram os parabéns a Nossa Senhora.

LFS/LS

atualizada às 12h51

Nenhum comentário:

Postar um comentário