"Quem me dera ser leal, discreto e silencioso como minha sombra" (Dom Helder Câmara).

terça-feira, 23 de maio de 2017

Papa à CEI: abertos, humildes e em comunhão. Obrigado ao Card. Bagnasco

2017-05-23 Rádio Vaticana

O Papa Francisco abriu na tarde desta segunda-feira (22/05), na Sala do Sínodo, no Vaticano, a 70ª Assembleia Geral da Conferência Episcopal Italiana (CEI), que até a próxima quinta-feira deverá levar à eleição do novo presidente.

De facto, a assembleia deverá identificar os três possíveis candidatos para a sucessão do presidente que deixa o cargo, Cardeal Angelo Bagnasco, que é também arcebispo de Génova, cuja arquidiocese será visitada pelo Pontífice no próximo sábado.

No seu discurso, o Papa quis ser claro expressando o desejo de um diálogo sincero e genuíno com os bispos italianos. “Quero agradecer ao Cardeal Bagnasco por estes dez anos de serviço na presidência e também pela paciência que teve comigo, porque não é fácil trabalhar com este Papa. Ele teve muita paciência e agradeço muito a ele por isso”, disse o Pontífice.

O novo mecanismo prevê que os bispos escolham uma Terna de candidatos à presidência, mas depois a última palavra será do Papa. Francisco recordou sua relação de amizade com o Cardeal Bagnasco e a sua visita a Génova no próximo sábado.

“Posso dizer que nos queremos bem e é uma amizade bonita. Tenho apenas um receio: quanto me fará pagar no próximo sábado para entrar em Génova”, disse Francisco em tom de brincadeira arrancando sorrisos dos senhores bispos.

“Prepare-se, prepare-se”, respondeu o Cardeal Bagnasco. “Os genoveses nada farão”, acrescentou o Santo Padre. “Não haverá nenhum desconto”, precisou o purpurado.

Seguiu-se um momento privado entre o Papa e os bispos – sem a presença da imprensa – realizado no signo do diálogo. Antes disso, o Pontífice precisou:

“Quando aquele que preside não permite o diálogo, semeia o ‘disse me disse’ e isso é pior. Dialoguemos entre nós, estou disposto também a ouvir opiniões que não me agradem. Podem falar com toda liberdade”, enfatizou Francisco.

A Assembleia Geral tem como tema “Jovens, para um encontro de fé”. Entre outros assuntos da agenda, o caminho de preparação para a próxima Semana Social (Cagliari 26 a 29 de outubro 2017), as normas sobre o regime administrativo dos tribunais eclesiásticos na Itália e uma série de deveres legais e administrativos. Quarta-feira, às 8h30 locais, os bispos concelebrarão a Eucaristia na Basílica de São Pedro. Quinta-feira, 25 de maio, às 13h30, na antessala da Sala Paulo VI, será realizada a conferência de imprensa final.

(from Vatican Radio)
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Pe. Geovane Saraiva

Pe. Geovane Saraiva

POSTAGENS POPULARES

SIGA-ME

Siga por e-mail

Tecnologia do Blogger.
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Copyright © F.G. Saraiva | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com