quinta-feira, 11 de maio de 2017

APÓS DEPOIMENTO DE LULA, JURISTA PEDE PARA RETIRAR ARTIGO DE MORO EM LIVRO-HOMENAGEM

                               
Ex-apoiador da Lava Jato, Afrânio Silva Jardim, professor da Uerj e considerado um dos maiores processualistas do país, se mostrou inconformado com atuação do juiz Sergio Moro durante o depoimento do ex-presidente Lula; "Posso estar errado, mas Lula não está tendo direito a um processo penal justo", disse; em seu Facebook, o jurista pediu publicamente que um artigo do magistrado, publicado em livro que o homenageia, fosse retirado da obra; da Rede Brasil Atual
11 DE MAIO DE 2017 ÀS 14:20 // 247 NO TELEGRAM Telegram // 247 NO YOUTUBE Youtube


Da Rede Brasil Atual – Em seu perfil no Facebook, o mestre e livre-docente em Direito Processual pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) Afrânio Silva Jardim se disse "indignado" com a atuação do juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, no depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tomado nesta quarta-feira (10) na capital paranaense. O jurista pediu publicamente que um artigo do magistrado, publicado em livro que o homenageia, fosse retirado da obra.

PUBLICIDADE
inRead invented by Teads
"(...) solicito, de público, aos amigos Pierre Souto Maior Amorim e Marcelo Lessa, organizadores do livro 'Tributo a Afrânio Silva Jardim', que diligenciem junto à Editora Juspodium no sentido de que não conste, na sua terceira edição, o trabalho do referido magistrado. A obra foi publicada, em minha homenagem, sendo composta por vários estudos de renomados juristas pátrios e estrangeiros", diz Jardim em sua postagem.

Segundo o professor, considerado um dos maiores processualistas do país e citado em mais de cem acórdãos no Supremo Tribunal Federal (STF), outros autores da obra também estariam incomodados em figurar ao lado de Moro. "Esta minha solicitação, além de ser motivada pelo inconformismo acima mencionado, tem como escopo evitar constrangimento ao próprio juiz Sérgio Moro, diante de críticas técnicas que venho fazendo a seu atuar processual. Ademais, alguns colaboradores da obra coletiva já se manifestaram desconfortáveis em figurar na companhia deste magistrado no aludido livro."

"A minha indignação é tanta, que, apesar de professor e ex-membro do Ministério Público experiente, quase não consegui dormir esta noite e, por isso, estou aqui novamente fazendo este aditamento. Sinto necessidade de 'gritar', sinto necessidade de 'desabafar'", lamenta . "Posso estar errado, mas o ex-presidente Lula não está tendo o direito a um processo penal justo. Ele não merecia isso. Fico imaginando o 'massacre' a que seria submetida a sua falecida esposa D. Maria Letícia, pessoa humilde e inexperiente ...".

"Confesso que continuo amargurado e termino dizendo que, se o ex-presidente Lula restou humilhado, de certa forma, também restou humilhado o povo brasileiro, que nele deposita tantas esperanças", pontua o jurista. "Termino também dizendo que restou 'esfarrapado' o nosso sistema processual penal acusatório, que venho procurando defender nestes trinta e sete anos de magistério. O juiz Sérgio Moro me deixou triste e decepcionado com tudo isso."

Quando o processo da Operação Lava Jato teve início, o processualista chegou a trocar e-mails com Sérgio Moro, abordando questões processuais, conforme relatou em entrevista concedida ao site Viomundo, em setembro de 2016. "Quando a Lava Jato estava trabalhando só com o aspecto policial, até elogiei porque ninguém é a favor da corrupção", disse. "Porém, quando percebi que a questão era política, mandei um e-mail falando da minha decepção. Ele perguntou por quê. Expliquei. Ele disse que lamentava e, assim, rompemos."

Um comentário:

  1. O velho jurista, desfraldando a sua bandeira vermelha, não se conforma ao ver o seu político nas barras da Justiça e por isso, de forma melancólica, desmerece a competência do juiz Sérgio Moro, que está fazendo um bom trabalho.
    Lula tremeu na base diante de Sérgio Moro. Só ficou aliviado depois que o juiz prometeu que ele não seria preso. Transferiu covardemente responsabilidade à sua falecida esposa pelo imbróglio do tríplex, e saiu da audiência todo borrado.

    ResponderExcluir