segunda-feira, 24 de abril de 2017

Fátima: Santuário promove concerto de Páscoa

Agência Ecclesia 23 de Abril de 2017, às 08:40      

Fátima, 23 abr 2017 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima acolhe hoje um concerto de Páscoa, que vai ter como protagonistas a Escolania de Monserrat, às 15h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.


“Será um concerto de Música Sacra, porque em Monserrat recebemos peregrinos oriundos de todo o mundo e através da música conseguimos comunicar a mensagem do Evangelho, uma mensagem que nos fala de beleza e paz”, disse o diretor da Escolania de Montserrat, na informação enviada à Agência ECCLESIA.

Em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, Sergi DÁssis explicou que o concerto vai mostrar a “música própria” da escola de Monserrat que vai cantar sob a direção de Llorenç Castelló.

Do programa do Concerto de Páscoa constam vários compositores, “maioritariamente monges”, que compuseram melodias “pensadas para ser interpretadas pela Escolania”.

O concerto começa pelas 15h30 de 23 de abril, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, e segundo Sergi DÁssis “é muito especial” terem sido convidados para cantar no Ano Jubilar do Centenário das Aparições.

“E pela importância que esta história tem para Portugal e para o mundo é uma grande honra poder fazer parte desta festa”, acrescentou o diretor da Escolania de Montserrat.

A primeira vez que a Escolania atuou em Portugal foi em 1983, com concertos no Porto e em Lisboa, e uma passagem pelo santuário mariano da Cova da Iria.

Atualmente, tem mais de cinquenta pequenos cantores, dos 9 aos 14 anos, de toda a Catalunha, Espanha, que através da música “são mensageiros de paz e beleza”, destaca a sala de imprensa do santuário.

A Escolania de Montserrat é uma das mais antigas escolas de música da Europa, no século XIII já existem referências a um pequeno grupo de meninos que cantavam no mosteiro beneditino e santuário mariano de Montserrat.

CB

Nenhum comentário:

Postar um comentário