"Quem me dera ser leal, discreto e silencioso como minha sombra" (Dom Helder Câmara).

quinta-feira, 30 de março de 2017

Morre aos 89 anos Alexei Abrikosov, ganhador do Nobel de Física em 2003

Da EFE

Resultado de imagem para Alexei Abrikosov, ganhador do Nobel de Física em 2003
O físico soviético naturalizado americano Alexei Abrikosov, ganhador do prêmio Nobel de Física em 2003, morreu aos 89 anos, informou hoje (30) a emissora de rádio Eco de Moscou. O ex-ministro de Educação da Rússia, Dmitri Livanov, foi quem comunicou à emissora de rádio a morte do acadêmico, mas não foi informada a causa, nem outras circunstâncias de sua morte. A informação é da Agência EFE.
Abrikosov recebeu o Nobel de Física em 2003 em conjunto com o também russo Vitaly Ginzburg e o britânico-americano Anthony J. Legget, por “suas contribuições pioneiras para a teoria dos supercondutores e os superfluidos”, segundo o Comitê do Nobel da Academia Real de Ciências da Suécia.

Nascido em 1928 em Moscou, Abrikosov adotou a dupla cidadania russo-americana em 1999, e vivia nos Estados Unidos há 25 anos, mas, antes de emigrar, já tinha recebido vários prêmios em seu país de origem.

Abrikosov foi membro da Academia Russa das Ciências e professor do Instituto Landau de Física Teórica. Após deixar a Rússia, trabalhou na Universidade de Illinois, em Chicago (EUA), na Universidade de Utah (EUA), na de Laoughborough (Reino Unido) e no Laboratório Nacional de Argonne (EUA).
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Pe. Geovane Saraiva

Pe. Geovane Saraiva

POSTAGENS POPULARES

SIGA-ME

Siga por e-mail

Tecnologia do Blogger.
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Copyright © F.G. Saraiva | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com