"Quem me dera ser leal, discreto e silencioso como minha sombra" (Dom Helder Câmara).

domingo, 26 de março de 2017

Milão: Papa almoçou com reclusos numa visita «histórica» à prisão de São Vitor


Agência Ecclesia 25 de Março de 2017, às 17:07        Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Estabelecimento serviu de centro de tortura e detenção de judeus na época da ocupação nazi


Cidade do Vaticano, 25 mar 2017 (Ecclesia) - O Papa visitou hoje os reclusos do Estabelecimento Prisional de São Vitor, o maior centro de detenção da cidade de Milão, numa iniciativa inserida na visita que efetuou à arquidiocese local.

De acordo com a Rádio Vaticano, durante a iniciativa, Francisco “percorreu os diversos setores da prisão”, incluindo um “pavilhão onde se encontram as mulheres detidas com filhos pequenos”.

O Papa argentino almoçou com cerca de 100 detidos, de “diversas nacionalidades e religiões, que aguardam sentença definitiva”, incluindo “algumas reclusas latino americanas” e disse “sentir-se em casa”.

A ementa da refeição, constituída por “pratos típicos da cozinha milanesa, como risoto e chuleta empanada acompanhada de batatas e sobremesa”, foi toda confecionada por um grupo de detidas atualmente a frequentarem uma formação na área da culinária, intitulada ‘Escola Livre de Cozinha’.

Ao longo do almoço, um representante dos presos dirigiu algumas palavras ao Papa, pedindo-lhe para “rezar por eles para que os seus erros possam ser perdoados” e para que “as pessoas não olhem para eles com desprezo”

Francisco dialogou também “com os voluntários que trabalham no local”, que ao todo alberga cerca de 900 presos.

Ests visita à prisão de São Vitor foi considerada um momento histórico para a cidade de Milão, uma vez que foi a primeira vez que um Papa entrou naquele espaço, que durante a Segunda Guerra Mundial e a ocupação nazi foi utilizado como centro de tortura e detenção de judeus.

Os prisioneiros do regime de Hitler eram colocados ali antes de serem deportados para o campo de concentração de Auschwitz, na Polónia.

JCP
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Pe. Geovane Saraiva

Pe. Geovane Saraiva

POSTAGENS POPULARES

SIGA-ME

Siga por e-mail

Tecnologia do Blogger.
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Copyright © F.G. Saraiva | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com