quinta-feira, 14 de maio de 2015

Papa Francisco, o novo líder da América Latina

Para o pontífice, o mundo é um lugar que deve superar suas profundas desigualdades.

Por Ignazio Ingrao*
O continente sul-americano confia em Bergoglio. Jamais ele deixou de seguir a política argentina. Mas, para o papa Francisco não é somente uma questão de coração. Desde a Conferência geral do Episcopado Latino-Americano em Aparecida, no ano de 2007, Bergoglio trabalhou por um novo protagonismo da Igreja na América Latina. E agora, a dois anos da eleição ao sólio pontifício, se pode dizer que o Pontífice argentino se coloca como um verdadeiro e próprio líder daquele continente.
O Papa Francisco as traçou claramente as linhas da “política externa” da Santa Sé desde o seu primeiro discurso ao cor
po diplomático logo após a eleição e nas subsequentes intervenções em 2014 e 2015: luta à pobreza, defesa da justiça, tutela dos direitos humanos e do direito humanitário nas zonas de guerra, liberdade religiosa, apoio a migrantes e refugiados. Temas que repetiu no recentíssimo encontro com o Nobel da Paz Adolfo Perez Esquivel.
O mundo para o papa Francisco é um mundo de cabeça para baixo onde no centro ele situa as periferias. Disso resulta um novo protagonismo para a América Latina, a qual registra atualmente taxas de crescimento esquecidas no Velho Continente. Mas, que ainda deve superar profundas desigualdades.
Desde a primeira viagem ao Brasil, por ocasião da Jornada mundial da Juventude, até o encontro, nos dias passados, com Raul Castro, Bergoglio mostrou uma grande atenção e sensibilidade pelos temas mais urgentes que dizem respeito à América do Sul.
Por isso, no seguimento de uma profunda amizade com o cardeal de Havana, Jaime Lucas Ortega y Alamino, o Pontífice desempenhou uma mediação discreta, porém decisiva para a reabertura das relações diplomáticas entre Cuba e os Estados Unidos.
E agora está decidido a acompanhar a transição, evitando que poucos, sem escrúpulos, possam aproveitar-se das oportunidades oferecidas pelas aberturas do regime.
Entrementes a Santa Sé, sob o mpulso do Pontífice, está trabalhando na superação das antigas tensões entre Argentina e Chile. Como também para encontrar uma ordem política mais estável, reduzindo os protagonismos e as asperezas de líderes como Evo Morales.
Panorama, 12-05-2015.
*Ignazio Ingrao é jornalista. A tradução é de Benno Dischinger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário