quinta-feira, 16 de abril de 2015

Fascínio por peixe-lua faz brasileiro viajar o mundo em busca da foto ideal

Animal raro é o maior peixe ósseo dos mares e vive a 600 m de profundidade.
Mergulhador Daniel Botelho já fez várias expedições para clicar espécie.

Eduardo CarvalhoDo G1, em São Paulo

Mergulhador toca em exemplar de peixe-lua, animal que vive em águas profundas e pode ter até quatro metros de envergadura (Foto: Divulgação/Daniel Botelho)Mergulhador toca em exemplar de peixe-lua, animal que vive em águas profundas e pode ter até quatro metros de envergadura (Foto: Divulgação/Daniel Botelho)
Por muito tempo, o mergulhador e fotógrafo brasileiro Daniel Botelho teve uma fixação inexplicável toda vez que saía para o alto mar em uma expedição: encontrar e fotografar um exemplar de peixe-lua, o maior peixe ósseo dos oceanos, apelidado de “cachorrinho dos mares” por ele devido ao seu comportamento manso.
Essa determinação, que, segundo Botelho, vem desde 2009, o fez viajar para vários lugares para “garimpar” a biodiversidade marinha em busca do animal, que é raro de ser visto, principalmente se há movimentação humana nas proximidades.
Indonésia e Estados Unidos, principalmente na costa da Califórnia, foram alguns dos locais onde ele avistou a espécie. Na última de suas incursões, em novembro passado, Botelho conseguiu se aproximar de um grupo de peixes-lua que estava no Oceano Pacífico, na costa americana, e clicou de pertinho um exemplar.
O peixe-lua tem comportamento manso e prefere ficar longe do contato com humanos (Foto: Divulgação/Daniel Botelho)O peixe-lua tem comportamento manso e prefere ficar longe do contato com humanos (Foto: Divulgação/Daniel Botelho)
"Percebi que o Mola mola [nome científico do peixe-lua) causa um furor nas pessoas que não sei descrever. Além disso, muita gente não tem conhecimento a respeito dele. Talvez porque ele é um peixe de água profunda", disse o mergulhador.
De fato, os peixes-lua vivem a profundidades de até 600 metros e só costumam ir para a superfície do mar quando "querem a ajuda" de gaivotas. "Essas aves pousam nos peixes, que ficam boiando, e comem os parasitas que se encontram no corpo dos exemplares", explica Botelho, que explica o apelido de “cãozinho” dado ao peixe.
“É muito raro o contato humano com um exemplar assim. Mas quando acontece, o peixe-lua tem atitudes que lembram um cão de estimação: fica te seguindo e encostando”, disse.
E foi numa oportunidade dessas que o brasileiro aproveitou para fazer algumas imagens, que deverão estar em um livro a ser publicado em 2016. "[A obra] vai ter fotos de mergulhos que faço há dez anos pelos sete mares", explica Botelho.
Veja as fotos:
Dois exemplares de peixe-lua são vistos no Oceano Pacífico, próximo à costa da Califórnia, nos Estados Unidos (Foto: Divulgação/Daniel Botelho)Dois exemplares de peixe-lua são vistos no Oceano Pacífico, próximo à costa da Califórnia, nos Estados Unidos (Foto: Divulgação/Daniel Botelho)
Mergulhador brasileiro deve usar fotos em livro que vai contar suas expedições pelos sete mares (Foto: Divulgação/Daniel Botelho)Mergulhador brasileiro deve usar fotos em livro que vai contar suas expedições pelos sete mares (Foto: Divulgação/Daniel Botelho
)

Nenhum comentário:

Postar um comentário