terça-feira, 8 de abril de 2014

Via Sacra em Roma pede o fim do tráfico humano

07/04/2014 | Arlindo Pereira Dias
Na manhã de domingo, 6 de abril, um grupo de 150 brasileiros caminhou e rezou pelas ruas de Roma pedindo o fim do tráfico de pessoas. O evento foi organizado pelo Grupo de Religiosos Brasileiros em Roma (RBR) e pela Comunidade Brasileira Nossa Senhora Aparecida, da Missão Latino Americana da diocese de Roma. Para o padre Gimesson Silva, Missionário Dehoniano, membro da equipe de coordenação a Caminhada Penitencial, que já acontece há mais de 10 anos, realiza-se em sintonia com o convite do Papa Francisco de "uma Igreja pobre e para os pobres", envolvida na luta pela justiça social a partir do Evangelho.
O encontro teve início com a celebração da Eucaristia as 7.30 da manhã na capela das Irmãs de Nossa Senhora de Lourdes, na via Sistina, centro histórico de Roma. O presidente da celebração foi o missiólogo padre Paulo Suess, assessor do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), que se encontrava em Roma na companhia de Dom Erwin Krautler, presidente do organimo e bispo da prelazia do Xingu (PA), para um encontro com o Papa Francisco.Comentando o evangelho do dia que abordava da ressurreição de Lazaro, padre Paulo recordou ser tarefa da comunidade cristã proporcionar experiências de ressurreição a todos aqueles que se encontram a margem da vida. Religiosos de países como Itália, Argentina, Índia, Indonésia e Filipinas pertencentes às diversas Casas religiosas em Roma também se juntaram ao cortejo e rezaram pelas realidades de seus países. Para facilitar a comunicação o texto da Via Sacra da CNBB foi traduzido ao italiano e também rezado nas comunidades.
O grupo escolheu como lema da caminhada "Com a vida não se joga, pelo fim do trafico humano" fazendo alusão a Copa do Mundo de Futebol que acontecerá no Brasil no próximo mês de junho e poderá ser ocasião de muita alegria, mas também um momento de se jogar irresponsavelmente com a vida das pessoas, especialmente com os mais débeis. A irmã Rosimery Gomes, da Congregação das Lurdinas, também da equipe de organização, salientou que a realidade do trafico humano "deixa mais fragilizada a mulher e as crianças e que, os países desenvolvidos devem se sentir os primeiros responsáveis no combate a este tipo de situação".
O padre Eduardo Pizzuti, Missionário Scalabriano responsável pela Comunidade Brasileira se disse tocado pela liberdade com que o grupo se expressou na Via da Conciliação, em frente à Basílica São Pedro. Formando um circulo e chamando a atenção dos passantes "os religiosos se expressaram de forma espontânea e celebrativa, embora estivessem recordando e denunciando a trágica realidade do trafico de pessoas". Ele ressaltou também que a caminhada "chamou a atenção para esses dois aspectos do engajamento da Igreja no Brasil de trazer durante o tempo da Quaresma o aspecto da fé unido a uma questão social da qual precisamos de conversão, desta vez sobre o trafico humano, tema que foi também abordado pelo Papa Francisco nos últimos dias". A caminhada terminou com a oração do Angelus com o Papa Francisco na praça São Pedro, que por sinal estava superlotada.
Fonte: www.pom.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário