domingo, 31 de março de 2019

Papa Francisco: Os migrantes não são "descarte humano" e estão no coração da Igreja

Papa Francisco no encontro com migrantes na sede da Cáritas, no Marrocos. Foto: Captura de vídeo / 
RABAT, 30 Mar. 19 / 04:00 pm (ACI).- No último compromisso do primeiro dia de sua viagem apostólica ao Marrocos, o Papa Francisco se encontrou com cerca de 80 migrantes africanos atendidos pela Cáritas Diocesana, em Rabat, e assegurou-lhes que não são um "descarte humano", mas estão "no coração da Igreja".

Assim que chegou à sede, o Santo Padre escutou o testemunho de Abena Banyomo Jackson, jovem nascido em uma pequena aldeia dos Camarões, que chegou ao Marrocos depois de atravessar vários países e passar por diferentes espaços para refugiados com a esperança de chegar à Europa para conseguir um futuro melhor e recursos para ajudar sua família.

Mas sua vida mudou quando conheceu um sacerdote, que "me acolheu em sua casa, a Igreja, e me deu um novo ânimo". Com o passar do tempo, decidiu ficar no Marrocos e, depois de regularizar sua situação, começou a trabalhar com a Cáritas para ajudar outros migrantes.

"Hoje eu quero te agradecer do fundo do meu coração, a Igreja me acolheu e cuidou de mim como uma mãe, com paz e com amor", disse ao Papa.

O Santo Padre também viu a apresentação de danças de um pequeno grupo de crianças africanas.


Falando aos migrantes, o Papa desatacou que este encontro é "ocasião para expressar a minha proximidade a todos vós e, juntamente convosco, debruçar-me sobre uma ferida, grande e grave, que continua a afligir os inícios deste século XXI".

Esta ferida, reafirmou, "brada ao céu, e por isso não queremos que a indiferença e o silêncio sejam a nossa resposta".

"E, mais ainda, quando se constata que são muitos milhões os refugiados e outros migrantes forçados que pedem a proteção internacional, sem contar as vítimas do tráfico e das novas formas de escravidão nas mãos de organizações criminosas. Ninguém pode ficar indiferente perante este sofrimento".

O Papa destacou que "muitos passos positivos foram dados em diferentes áreas, especialmente nas sociedades desenvolvidas, mas não podemos esquecer que o progresso dos nossos povos não se pode medir apenas pelo desenvolvimento tecnológico ou econômico".

"Como se torna deserta e inóspita uma cidade, quando perde a capacidade da compaixão! Uma sociedade sem coração... uma mãe estéril", expressou.

O Santo Padre destacou aos migrantes: "Não estais marginalizados, mas no centro do coração da Igreja".

"Queridos amigos migrantes, a Igreja é sabedora das angústias que marcam o vosso caminho e sofre convosco. Ao encontrar-vos nas vossas situações tão diferenciadas, ela pretende lembrar que Deus quer vivificar a todos nós”, assinalou.

"Ela deseja estar ao vosso lado para construir convosco o que for melhor para a vossa vida. Com efeito, todo o ser humano tem direito à vida, todo o ser humano tem o direito de ter sonhos e poder encontrar o seu justo lugar na nossa ‘casa comum’! Toda a pessoa tem direito ao futuro".

O Papa também agradeceu "a todas as pessoas que estão ao serviço dos migrantes e refugiados em todo o mundo, e hoje particularmente a vós, operadores da Cáritas, que tendes a honra de manifestar o amor misericordioso de Deus a tantos nossos irmãos e irmãs em nome de toda a Igreja".

"O Senhor, que durante a sua vida terrena viveu na própria carne a angústia do exílio, abençoe a cada um de vós, vos dê a força necessária para não desanimardes e para serdes uns para os outros ‘porto seguro’ de acolhimento", concluiu.

O Santo Padre presenteou a Cáritas com uma imagem de Nossa Senhora esculpida em ônix rosa, artesanato toscano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário