terça-feira, 23 de outubro de 2018

O que é o ser humano?

domtotal.com
Apareça. Participe.
Apareça. Participe. Apareça. Participe. (Divulgação / Faje)
Por Tânia da Silva Mayer*

A teologia se interessa por tudo o que diz respeito ao ser humano e ao modo como ele se manifesta no mundo. Por isso, toda teologia está relacionada a uma antropologia e isso não é algo do qual possamos abrir mão. Precisamente, o Deus que se manifesta e se revela na plenitude dos tempos, assim o faz na pessoa de Jesus, nos seus condicionamentos históricos e temporais. Nesse sentido, a teologia precisa ser lida na chave da humanidade de Deus, à luz da qual deixa transparecer o destino para o qual o ser humano foi criado.

O salmo 8 é um canto de admiração a Deus pela beleza da criação. No centro desse salmo, no versículo 5, está uma pergunta crucial para o ser humano: “O que é Senhor o ser humano?”. Essa pergunta manifesta o espanto humano diante da percepção de si mesmo em face do seu enigma e mistério. No fundo, trata-se de uma provocação à própria existência. É sabido que a dimensão religiosa constitutiva da humanidade fez com que ao longo das épocas as pessoas procurassem as religiões no intuito de obterem respostas mais consistentes sobre a vida. No entanto, esse movimento é bastante interessante porque revela a compreensão que o ser humano possui da transcendência. No fundo, o mundo imediato e material não é e nunca foi suficiente para dar conta da sede de sentido que todos possuímos. Por isso, a pergunta feita no salmo não somente quer pensar o gesto criador de Deus, mas o lugar que o ser humano ocupa na criação.

Por isso, uma teologia responsável não pode eximir-se da tarefa de fazer ressoar ao longo das épocas essa mesma questão em conformidade com exigências de cada tempo. Em cada momento da história, faz-se necessário perguntar pelo ser humano e seu mundo a fim da oportunizar reflexões a cerca da existência e de seus conflitos. Tendo em vista essa missão, foram desenvolvidas diversas teologias nos últimos tempos com o intuito de permitir que Deus continue se revelando e se dando a conhecer aos nossos contemporâneos. As teologias das libertações e feministas são exemplos felizes dessa tentativa de elaborar um discurso sobre Deus e sobre o ser humano em chave dos grupos silenciados na história e das opressões experimentadas por estes.

Mais recentemente, é crescente o interesse positivo da teologia pelas manifestações da sexualidade humana e os modos como as relações sociais advindas daí estão sendo construídas e recebidas pelos cidadãos e pelas pessoas crentes. Por isso, pululam timidamente teologias LGBTs e queers que procuram partir das vivências das pessoas que divergem em suas sexualidades da heteronormatividade. É pensando em tudo isso que o grupo de pesquisa “Teologia e Diversidade Afetivo-Sexual”, da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – FAJE, organizou a I Jornada de Teologia & Diversidade Afetivo-Sexual: “Cenários da diversidade sexual: diálogos TRANSversais”, que acontece hoje, 23 de outubro, a partir das 14h, no campus da FAJE, à Av. Dr. Cristiano Guimarães, 2127, Planalto, Belo Horizonte. Apareça. Participe.

*Tânia da Silva Mayer é mestra e bacharela em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE); graduanda em Letras pela UFMG. Escreve às terças-feiras. E-mail: taniamayer.palavra@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário