domingo, 5 de agosto de 2018

Ensino de Libras pode se tornar obrigatório nas escolas

Ensino de Libras pode se tornar obrigatório nas escolas
Tramita, na Câmara Municipal de São Paulo, Projeto de Lei que prevê o ensino obrigatório da Língua Brasileira de Sinais – mais conhecida como Libras – nas escolas da capital paulista.
Caso o PL 90/2013 seja aprovado, a disciplina deverá ser incluída na grade curricular de todas as instituições públicas e privadas da cidade de São Paulo, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental. A medida estabelece, ainda, que professores surdos devem ter prioridade para ensinar a matéria.
A ideia é promover a inclusão social dos quase 10 milhões de deficientes auditivos que vivem, atualmente, no Brasil. “Negar a Língua Brasileira de Sinais provoca perdas consideráveis nos aspectos cognitivos, sócio-afetivos, linguísticos, políticos, culturais e na aprendizagem dos surdos”, diz o texto do PL.
A medida já foi aprovada por cinco Comissões – entre elas, a de Educação e Cultura e a de Saúde e Promoção Social – está para votação no plenário da Câmara. Se aprovado pelos vereadores, o PL vai para sanção do prefeito de São Paulo e as instituições de ensino terão três anos para se adequar à nova Lei e incluir Libras em suas grades curriculares.
Vai torcer para a ideia sair do papel?
Leia, na íntegra, o PL 90/2013.
Foto: UnB Agência/Isa Lima/Creative Commons

Nenhum comentário:

Postar um comentário