quinta-feira, 22 de março de 2018

Declaração dos 10 mandamentos digitais

domtotal.com
Padre jesuíta e estudantes universitários discutem sobre como ser missionários no "continente digital" e chegam aos "10 mandamentos digitais".
Precisamos aprender como usar as novas tecnologias com sabedoria.
Precisamos aprender como usar as novas tecnologias com sabedoria. (Reprodução/ Pixabay)
Por Tim Byron SJ*

O Papa Bento XVI descreveu a Internet em 2009 de forma memorável como um novo continente digital. Tive uma noite muito divertida no outro dia, discutindo com estudantes universitários como ser "Missionários digitais" neste novo continente. Examinamos vários tópicos em conjunto, como discernimento digital, navegação digital e como evitar rochas digitais (para não acabar naufragando). No final, todos concordamos em que nos encontramos em uma curva de aprendizado íngreme, precisamos nos ensinar como usar essas novas tecnologias com sabedoria. Talvez até crie um "Grupo de Responsabilidade Digital" para compartilhar ideias, etc.

Como grupo, criamos '10 Mandamentos Digitais'

1. Você não publicará textos ou mensagens ou comentários quando estiver bêbado (Nenhuma grande explicação é necessária até aqui, basta dizer que a Internet não aprendeu a esquecer ou perdoar)

2. No dia do sábado, você deve descansar da vida digital (foi acordado que o vício era um problema real, o Facebook e o Snapchat parecem ambientes particularmente imersivos onde é gasto e desperdiçado muito tempo, as perspectivas não-digitais são cada vez mais valorizadas).

3. Honre o seu amigo e peça permissão antes de marcar (Com a câmera onipresente, a compreensão das pessoas sobre o que é privado e o que é público varia de forma selvagem, assim como nunca devemos assumir o consentimento, da mesma forma, nunca devemos assumir permissão. Houve um bom debate sobre o quão realista isso poderia ser).

4. Você deve reduzir a dinâmica de fazer muitas coisas ao mesmo tempo, em outras palavras, sermos multitarefa (Isto veio de uma discussão muito interessante sobre o livro de Nicholas Carr 'The Shallows' - e todos concordamos no final que sermos multitarefa é um alimento indesejada do cérebro - e a web precisa de mais qualidade e não quantidade)

5. Você deve diminuir a velocidade e pausar (praticar o controle de impulso digital é muito importante, especialmente quando nos leva a começarmos uma guerra, é muito desedificante ser um católico que faz cyberbullying, especialmente se você é um sacerdote) há ódio suficiente e não podemos ser um contra exemplo.

Antes de continuar com os outros cinco mandamentos digitais, é interessante notar como os pioneiros da internet, principalmente os American Computer Scientists, eram muito utópicos sobre o novo mundo que estavam criando. Houve muita conversa sobre o compartilhamento de código aberto, mesmo que o Google tenha começado com sua famosa máxima 'Do no evil' (Não fazer o mal).

A atmosfera mudou significativamente, o Google agora se encontra enfrentando casos legais em todo o mundo. O Facebook transformou todos os seus 2 bilhões de usuários em produtos, eles têm 15 mil funcionários, mas apenas 14 pessoas/entidades possuem mais de 1% de suas ações. Então, apesar de todas as alegações da torcida sobre a "missão" do Facebook - como uma empresa, sua riqueza é profunda e desigualmente compartilhada e parece não meritocrática.

O que pode explicar essa mudança de humor quando pensamos e falamos sobre a internet? À medida em que a web se torna mais comercial, essas vozes utópicas estão sendo prejudicadas por distopias... O que nos leva bem ao sexto mandamento digital:

6. Você não deve apostar/gastar online o dinheiro que você não possui (Isso levou ao debate mais acalorado da noite. Alguns dos alunos ouviram histórias de terror de pessoas que gastavam empréstimos estudantis, etc. Também se afirmou, 'Se você está pensando deixar a faculdade com uma dívida de 50 vezes seu crédito, deveria levar a sério o fato de que os oficiais de justiça podem tocar na sua porta a qualquer momento').

7. Você deve priorizar falar com amigos reais (discutimos os problemas de isolamento social, particularmente a retirada aguda, que é um problema crescente nos grandes campi. Concordamos que é muito mais eficaz se nos concentramos em compartilhar nossos problemas com alguns amigos reais - face a face - com uma xícara de chá. Os alunos estavam particularmente interessados na escrita do professor do MIT, Sherry Turkle – por exemplo, da sua obra "Alone Together", porque esperamos mais da tecnologia e menos uns dos outros").

8. Você deve evitar "falsas intimidades" (Tudo parecia confluir no fato que quando você é solitário, o que todos nós podemos ser, tentamos preencher o vazio online, mas isso leva a todos os tipos de lugares escuros e os riscos de chantagem ou manipulação parecem aumentar. Os alunos apontavam isto como um aspecto em que a capacidade de discernir digitalmente era importante).

9. Você deve ser sincero com você mesmo (muitos amigos estão projetando falsas imagens e estilos de vida em suas vidas digitais...), o que leva ao ciúme, comparando-se o tempo todo com outros. Ser missionário digital significa integridade, não usar um nome falso, nem imagens ‘melhoradas’, etc.).

 10. Você deve ser um pacificador online (Há muita ira por aí e não precisamos acrescentar nenhuma mais!)

*Padre Tim Byron SJ, AMDG (Sacerdote jesuíta de Liverpool, Reino Unido. Entusiasmado com muitas coisas, amante da natureza selvagem, astrônomo amador e da torcida do Liverpool Futebol Club).

Nenhum comentário:

Postar um comentário