domingo, 18 de fevereiro de 2018

Vaticano nomeia nova comissão antipedofilia

domtotal.com
'Nosso santo padre, o papa Francisco, prestou muita atenção e orações à nomeação destes membros'.
Cardeal Sean O'Malley (C) participa de missa celebrada pelo papa Francisco na base aérea Las Palmas
Cardeal Sean O'Malley (C) participa de missa celebrada pelo papa Francisco 
na base aérea Las Palmas (AFP/Arquivos)

O Vaticano nomeou, nesse sábado, nove novos membros para a comissão antipedofilia, após o balanço controverso de atividades do grupo anterior de especialistas.

O cardeal americano Sean O'Malley foi confirmado na liderança desta comissão, assim como outros sete membros anteriores. No entanto, nove novos membros passaram a fazer parte deste grupo, criado por iniciativa do papa Francisco.

Sem contar seu presidente, a comissão é formada por oito mulheres e oito homens, incluindo vítimas de abusos sexuales cometidos por eclesiásticos.

"Nosso santo padre, o papa Francisco, prestou muita atenção e orações à nomeação destes membros", assegurou o cardeal O'Malley, citado em um comunicado do Vaticano.

A comissão pontifícia para a proteção dos menores foi criada em 2014, pouco depois da eleição do papa Francisco, para "assistir as igrejas locais em todo o mundo em seus esforços para proteger dos ataques as crianças, jovens e adultos vulneráveis", segundo a definição do cardeal americano.

No entanto, seu trabalho foi duramente criticado no ano passado por dois de seus membros.

A irlandesa Marie Collins, de 71 anos e vítima aos 13 anos de abusos sexuais por um padre, preferiu renunciar, em março de 2017, denunciando a "vergonhosa" falta de cooperação do Vaticano.

O britânico Peter Saunders, outra vítima de abusos sexuais, renunciou em 2016 afirmando que a comissão "necessitava de sangue novo do exterior".

Esta comissão é "composta por pessoas competentes, mas precisa ser reforçada por membros que não estejam completamente entregues à Igreja", declarou em março passado à AFP.

Nem Collins nem Saunders voltaram a ser nomeados neste grupo de especialistas, cuja tarefa se limita a investigações e propostas sobre prevenção, sem intervir em casos individuais.


AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário