terça-feira, 30 de janeiro de 2018

A padroeira do Uruguai - Virgem dos Trinta e Três

Por no dia out 8th, 2008 sobre Maria, mãe de Jesus.

Nossa Senhora dos Trinta e Três 

A história mariana no Uruguai começou em 1726, ano da fundação de Montevidéu, com sua primeira igreja dedicada à Imaculada Conceição de Maria.

Durante a guerra da independência do país muitos fatos históricos revelaram a filial devoção dos uruguaios a Maria. 

Conta a história que antes da última batalha decisiva no Uruguai, em maio de 1823, sob o comando do general Juan Lavalleja, 33 soldados vindos do Brasil desfilaram diante do altar da Virgem de Luján del Pintado, na cidade de Florida, renovando o juramento de “Liberdade ou Morte”.
Em agosto do mesmo ano, a Assembléia dos Bispos, convocada pela igreja paroquial de Florida, declarou a independência nacional e decretou que a partir daquela data a Virgem receberia o nome de Virgem dos Trinta e Três, passando para a história o confiante e decidido gesto dos 33 valentes soldados. 

Inspirada na Assunção de Murillo, sua estatueta, de 36 cm apenas, foi esculpida por um indígena, que a expôs à veneração numa ermida na Serra do Pintado, próxima a uma aldeia jesuíta. Com a partida dos jesuítas surgiu ao seu redor um pequeno centro habitado, Vila de Luján del Pintado, que mais tarde tornou-se paróquia. 

Trasladada para a cidade de Florida, a pequena imagem traz hoje em uma lápide a histórica inscrição: “Diante desta imagem de Nossa Senhora de Luján del Pintado, os trinta e três inclinaram sua bandeira tricolor; a Ela também invocaram os Convencionais da Independência”. 

Em 21 de novembro de 1962, a Virgem dos Trinta e Três foi proclamada pela Santa Sé Padroeira do Uruguai e, em 1° de abril de 1963, a catedral de Florida foi honrada com o título de Basílica Menor. Sua festa é celebrada no dia 8 de dezembro.

Desagravo ao Imaculado Coração de Maria

Virgem Santíssima e Mãe Nossa querida, tendo mostrado, um dia, à vossa serva o vosso Coração cercado de espinhos, que os homens ingratos a todos os momentos, vos cravam com blasfêmias e ingratidões, pedistes quem vos consolasse. Como filhos vossos, vos queremos honrar, amar e consolar sempre; mas hoje, especialmente, ao ouvir vossas amargas queixas, desejamos desagravar vosso maternal Coração que a impiedade dos homens ainda nestes dias fere com dura espada de dor. O vosso Jesus ainda hoje é tido por malfeitor e condenado à morte. Ainda é despojado de suas vestes, cuspido, flagelado e posto na cruz. E a vós, Virgem Dolorosíssima, como digna Mãe de Jesus, também tratam com a mesma ingratidão. Não querem que sejais Mãe de Deus, senão de simples homem, zombam de vossa incomparável dignidade e de tudo que é vosso. E os que mais sentis muitos dos vossos cristãos não vos estimam nem vos amam como Mãe. Virgem Santíssima, movidos pelos ardentes desejos de amar-vos como Mãe e promover uma terna devoção ao vosso Imaculado Coração, tão transpassado de dor, aqui nos prostramos a vossos pés, para vos mostrar a pena que sentimos pela dor que os homens vos causam e para repararmos com os nossos favores e afetos tantos pecados com que os vossos filhos pagam as finezas de vosso amor. Perdoai Senhora, a eles e a todos nós, que, se vós nos perdoardes, também Jesus nos perdoará. Convertei ao vosso amor tantos infelizes que, cegamente, vivem no erro; e em especial, lançai os olhos de Mãe misericordiosa para nós, vossos filhos, que queremos amar-vos na terra, cada vez mais, sendo verdadeiramente cristã, a fim de vos contemplarmos nas suaves delícias do céu, e para isto alcançar, lançai-nos a vossa bênção junto com a do vosso Filho Jesus. Assim Seja.

Clique em comentários e deixe também o seu ato de desagravo a Virgem Maria.

Minha benção fraterna.

Padre Luizinho,
Missionário Canção Nova.
Resultado de imagem para catedral de florida uruguay
Resultado de imagem para catedral de florida uruguay
http://louvareclamar.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário