terça-feira, 5 de dezembro de 2017

«Um povo que não protege os avós e não os trata bem é um povo que não tem futuro» - Francisco



Agência Ecclesia 04 de Dezembro de 2017, às 14:16       

«Vídeo do Papa» apresenta intenção de oração para o mês de dezembro

Cidade do Vaticano, 04 dez 2017 (Ecclesia) - O Papa dedicou a sua intenção de oração do mês de dezembro aos avós e idosos, pedindo que sejam ouvidos e acompanhados por todos.

“Um povo que não protege os avós e não os trata bem é um povo que não tem futuro”, adverte Francisco, no ‘Vídeo do Papa’, divulgado mensalmente com a ajuda das redes sociais.

O vídeo apresenta diversas cenas de interação e de falta dela entre jovens e idosos, concluindo-se num ensaio em que os mais velhos integram um músico mais novo.

“Tenhamos presente os nossos idosos, para que, sustentados pelas famílias e instituições, colaborem com a sua sabedoria e experiência na educação das novas gerações. São os idosos que oferecem a sabedoria da vida”, diz o Papa.

Francisco sublinha que os mais idoso têm a missão de “transmitir a experiência da vida, a história de uma família, de uma comunidade, de um povo”.

O ‘Vídeo do Papa’ é uma iniciativa global do Apostolado da Oração (AO), da Companhia de Jesus, e destina-se a divulgar as intenções das orações do Papa, em cada mês.

“Tenhamos presente os nossos idosos, para que, sustentados pelas famílias e instituições, colaborem com a sua sabedoria e experiência na educação das novas gerações”, pede o pontífice, em dezembro.

Estima-se que façam parte da Rede Mundial de Oração do Papa mais de 30 milhões de pessoas, em dez idiomas, incluindo o português.

Em nota enviada à Agência ECCLESIA pela organização, ligada aos Jesuítas, sublinha-se que "a população idosa está a crescer a um ritmo que é o mais acelerado dos últimos anos, sendo que em 2016, 8,48% da população mundial tinha mais de 65 anos".

"Portugal é um dos países com maior percentagem de idosos (21% da população)", acrescenta a nota de imprensa.

O projeto do ‘Vídeo do Papa’ é idealizado e realizado pela agência La Machi, Consultora de Comunicação para Boas Causas, e conta com a colaboração do Centro Televisivo do Vaticano e com o apoio do AO-Portugal.

OC

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