terça-feira, 12 de dezembro de 2017

'A forma da água' lidera as indicações ao Globo de Ouro 2018

domtotal.com
A produção fantástica de Del Toro concorre em sete categorias.
A produção fantástica de Del Toro concorre em sete categorias.
A produção fantástica de Del Toro concorre em sete categorias. (Divulgação).

"A forma da água", do mexicano Guillermo del Toro, obteve nesta segunda-feira (11) o maior número de indicações ao Globo de Ouro 2018, que mostrou tolerância zero em relação aos escândalos sexuais que abalam Hollywood.

O Globo de Ouro, que será entregue em 7 de janeiro, é visto como uma oportunidade para que a indústria do cinema e da televisão mostre que condena totalmente os abusos sexuais que vieram à tona depois das chocantes denúncias contra o poderoso produtor Harvey Weinstein.

A produção fantástica de Del Toro - que conta a história de amor entre uma zeladora e uma criatura anfíbia mantida em um tanque de água em uma instalação do governo dos Estados Unidos - concorre em sete categorias: melhor filme de drama, melhor roteiro, melhor diretor, melhor canção original, melhor atriz (Sally Hawkins), melhor ator coadjuvante (Richard Jenkins) e melhor atriz coadjuvante (Octavia Spencer).

Na categoria mais prestigiada também estão disputando "Me chame pelo seu nome", "Dunkirk", "The Post - a Guerra Secreta" e "Três anúncios para um crime".

O anúncio, realizado dois dias antes das indicações aos influentes prêmios do sindicato de atores (SAG), são um termômetro do momento atual visando o Oscar.

Diretoras excluídas

O filme chileno "Uma mulher fantástica", do diretor Sebastian Lelio, recebeu uma indicação na categoria de melhor filme estrangeiro.

Protagonizado por Daniela Vega, Francisco Reyes e Luis Gnecco, conta a história de uma mulher transsexual que enfrenta a morte de seu companheiro em meio aos preconceitos, às reprovações e à violência.

"Estou emocionada de que estejamos reconhecendo pessoas como eu, que não eram vistas na televisão quando cheguei a este país", disse a indiana Meher Tatna, presidente da Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood (HFPA, em inglês), que entrega os Globos de Ouro. "Como jornalista sempre busco a diversidade e estou feliz de celebrá-la".

No entanto, nas redes sociais foram vistas críticas por não existirem mulheres entre as indicadas ao prêmio de melhor direção. É o caso de Greta Gerwig, cujo filme "Lady Bird - é hora de voar" teve duas indicações.

Dee Rees tampouco foi indicada por seu trabalho em "Mudbound - lágrimas sobre o Mississipi", assim como Patty Jenkins por "Mulher Maravilha", filme que não apareceu em nenhuma categoria, para incômodo dos fãs.

O diretor Jordan Peele ("Corra!") também não foi indicado.

Tolerância zero

Não era esperado que a Weinstein Company, que demitiu seu cofundador, obtivesse alguma indicação, inclusive antes do escândalo.

Mas como disse à AFP o diretor James Gunn ("Guardiões da Galáxia Vol. 2"), não se fala em outra coisa quando diretores e atores se reúnem.

Os nomes de Kevin Spacey, James Toback, Jeffrey Tambor e Louis C.K. sequer foram sussurrados.

Vencedor na categoria de melhor ator de série dramática em 2015 por "House of Cards", Spacey não poderá repetir o feito devido às diversas denúncias contra ele feitas por vários homens.

E isso atingiu colegas como Robin Wright, que também já ganhou anteriormente, ou qualquer outro integrante desta série, vencedora de oito prêmios.

E, para arrematar, Spacey aparecia como o grande candidato a uma indicação pelo filme "Todo o dinheiro do mundo", mas o diretor Ridley Scott decidiu retirá-lo das cenas e filmar no último minuto com Christopher Plummer, agora indicado para o prêmio de melhor ator coadjuvante.

A comédia "Transparent", com muitas indicações e uma estatueta para Tambor, tampouco foi indicada.

"Big Little Lies", a minissérie produzida pelas estrelas Reese Witherspoon e Nicole Kidman, e que venceu cinco Emmys, recebeu seis indicações.

"Feud: Bette and Joan" a segue com quatro indicações, enquanto "Fargo", "The Handmaid's Tale" e "This is Us" tiveram três indicações cada uma.

"Viva - a vida é uma festa" foi indicada e não deve ter obstáculos para levar o prêmio de melhor filme de animação, a menos que seja afetada pelo fato do cofundador da Pixar John Lassater ter admitido um comportamento inapropriado com funcionários.


AFP

Um comentário:

  1. Recebeu muitas criticas, pessoalmente eu acho que é um filme que nos prende. Michael Shannon fez um ótimo trabalho no filme. Eu vi que seu próximo projeto, Fahrenheit 451 será lançado em breve. Acho que será ótimo! Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar filmes baseados em livros. Acho que Fahrenheit 451 sera excelente! Se tornou em uma das minhas histórias preferidas desde que li o livro, quando soube que seria adaptado a um filme, fiquei na dúvida se eu a desfrutaria tanto como na versão impressa. Acabo de ver o trailer da adaptação do livro, na verdade parece muito boa, li o livro faz um tempo, mas acho que terei que ler novamente, para não perder nenhum detalhe. Sera um dos melhores filmes em 2018 acho que é uma boa idéia fazer este tipo de adaptações cinematográficas.

    ResponderExcluir