quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Sim, até as mães mais ocupadas conseguem rezar

  Natalia Bialobrzeska | Nov 29, 2017
AleksDaria - Shutterstock
Você também vai conseguir, mesmo com as crianças colocando sua casa de ponta-cabeça

Nos últimos anos, minhas orações favoritas (e, verdade seja dita, as únicas que eu tenho conseguido rezar) são pequenas preces espontâneas, tipo: “Senhor, não me deixe chegar atrasada”. Ou algo assim: “Querido Jesus, deixe-o dormir o maior tempo possível”. Tem ainda os agradecimentos: “Obrigada, Senhor, pelo meu café quente e o banho”.
Um observador externo provavelmente pensaria que eu sou louca, já que eu passo o dia fazendo malabarismos com crianças, tarefas domésticas, e parecendo falar comigo mesma a cada minuto. Mas eu não falo sozinha! Eu sei que, em algum lugar, alguém me escuta e me motiva, e o que parece ser o caos e a desordem é, na realidade, cheio de beleza e de sentido. É como um caleidoscópio: se nós apenas olharmos para parte da imagem, ela parecerá desordenada e aleatória. Porém, vista como um todo, é tão gloriosa quanto uma janela de vitrais.

Acordando para a realidade

Minha vida costumava ter uma beleza diferente, menos caleidoscópica. Gosto de me lembrar dos meus anos como universitária, porque, naquela época, era como se eu vivesse um conto de fadas. Eu tinha tempo para o ritual diário de reflexão matinal e fazia várias rotas diferentes para o campus da faculdade, ao longo do qual eu podia encontrar tempo e lugar para a oração, adoração, confissão ou um simples momento de paz no caminho para as aulas.

Na minha bolsa, sempre havia espaço para uma Bíblia sem manchas provocadas pela compota de maçã de um bebê. Meu tempo era só meu; eu o organizava como eu queria, de acordo com minhas necessidades, interesses e nível de energia. Como eu disse: um conto de fadas!

Eu tinha pouca ideia do que era ter uma família. Eu não sabia que seria como entrar numa nave espacial, na qual meu mundo tão regradinho seria lançado na desordem da gravidade e o tempo ficaria relativo, pois minha vida iria acelerar bastante. Eu não tinha previsto o quão duro eu teria que trabalhar para estar lá, pronta para mim, para o meu marido, para os meus filhos e para Deus.

Ladainha da Mamãe

Com o nascimento de meus filhos, o furacão “Maternidade” soprou no meu mundo espiritual. Hoje em dia, eu já não abro meus olhos pela manhã recitando um salmo, porque meu primeiro pensamento do dia é sobre meus filhos. Está tudo certo com eles? Eles já acordaram? Se já acordaram, onde eles estão? O que eu faço para o café da manhã?  Por que eles estão chorando?

Quem tem filhos sabe o que é um estado de espírito que não tem modo “off”. Durante todo o dia, eu ouço: “Mamãe, eu tenho que fazer xixi! Mamãe, estou com fome! Mamãe brinca comigo! Mamãe não! Mamãe sim! Por favor, mamãe! Mamãe, dê para mim! Mamãe vem aqui!”. É aí que penso com uma empatia especial sobre Maria, a quem rezamos tantas ladainhas… e começo a entender por que às vezes temos que esperar uma resposta para as nossas orações!

No entanto, no meio de toda essa loucura, eu encontrei um método de oração. Se você é mãe, sua vida doméstica provavelmente não é tão diferente da minha. Então talvez você se beneficie dessas ideias também!

Formas de rezar

Reze com sua vida. Este é um método defendido por muitos santos. Agora, eu aprecio muito quando tenho momentos de  silêncio e solidão (e eles são um verdadeiro luxo raro). Ofereço meus deveres diários para uma intenção particular – não apenas todos os meus deveres no início do dia. Ofereço cada um individualmente, à medida que eu vou fazendo as tarefas, como: colocar uma criança na cama, fazer o café da manhã, caminhar, brincar com os filhos, separar uma briga. Tudo o que de certa maneira exige de mim esforço e abnegação eu ofereço por uma intenção específica.

Uma dezena do Rosário. Rezar o Rosário não é algo fácil para mim, mas eu consigo fazer uma dezena durante o dia, no intervalo entre lavar louça e preparar o cereal. E uso um anel em forma de rosário para me lembrar de rezar – e isso ajuda.

Youtube. Eu encontrei uma bela interpretação do Terço da Divina Misericórdia no YouTube. Felizmente, meus filhos aceitaram a interpretação e me deixam ouvir. Eu tenho alto-falantes na cozinha, aos quais eu posso me conectar com meu smartphone.  Então, logo depois de ouvir programas infantis e “música clássica para gênios” (sério, está no Spotify!) eu acesso o terço. Isso me permite ouvir, cantar ou, muitas vezes, apenas viver cercada por seus sons ao ler livros com as crianças.

Reaprendendo a rezar com os filhos. Minha filha de três anos já consegue fazer o sinal da cruz, rezar a oração ao seu anjo da guarda e terminar dizendo: “Jesus, eu confio em vós”. Eu me beneficio disso. Muitas vezes, é a minha única oração explícita durante o dia; algo que aquece meu coração. Quando olho para minha filha e vejo seu entusiasmo, sua alegria e seu foco total nas palavras faladas, eu gostaria de ser como ela.

Talvez eu tenha tido que desistir do meu estilo de vida de conto de fadas antes dos filhos. Mas minha vida de oração não terminou; apenas  mudou .E eu não trocaria minha vida familiar agitada e maravilhosa por nada.Z

Nenhum comentário:

Postar um comentário