quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Aprenda a fazer um calendário diferente para o Advento

  Blanca de Ugarte | Nov 30, 2017
Elena Schweitzer - Shutterstock

É simples, divertido e pode ser feito em casa, sem gastar muito. Crianças e adultos vão adorar!

ABlack Friday deu a largada para a “temporada de compras de Natal”. As crianças já começaram a entrar no clima e, claro, a nos fazer a pergunta que pode ser uma “tortura” para muitos pais: “Já é Natal”?

Uso a palavra “tortura” com carinho, pois, como pais, sabemos que temos que desenvolver a virtude da paciência com nossos filhos. Mas, quando falta um mês para a Noite Feliz e eles já começam a perguntar sobre a chegada do Natal, nos sentimos como se estivéssemos começando uma viagem, em que eles sempre dizem: “Quanto falta? Já chegamos?”.

A percepção do tempo é difícil para as crianças. Elas não entendem muito bem quando foi ontem, quando será amanhã, como funciona o calendário (ainda bem que há excelentes professores pelo mundo!).

Para este tema do Natal, os alemães têm um grande instrumento: o calendário do Advento.

A tradição já se estendeu a outros países, pois, além de bonita e estar carregada de significado, é muito educativa.

Trata-se simplesmente de um calendário que nos permite fazer a contagem regressiva para a chegada do Natal. Começa no dia 1.º de dezembro e termina no dia 24. Em muitos lugares, o calendário é vendido com um pequeno chocolate para cada dia. Mas há também as famílias que personalizam os seus – o que é muito mais legal.
phbodrova - Shutterstock
Você pode, por exemplo, fazer várias bolsinhas ou sacolinhas e colar em cada uma um papel ou adesivo com o dia do mês. Use enfeites com temas natalinos. Pendure tudo em uma espécie de varal. Em cada bolsinha, coloque um presentinho que represente essa festa cristã.
Jeanette Dietl - Shutterstock
 24 mensagens

Esse presentinho também pode ser uma mensagem inspiradora para convidar quem estiver lendo – tanto as crianças quanto os adultos – a valorizar a melhor versão de si mesmo e se preparar para viver a festa religiosa mais importante do ano.

Apresentamos 24 mensagens para você se inspirar:

Dia 1 – Hoje vou ajudar em casa quando for solicitado;

Dia 2 – Hoje vou cumprimentar com carinho as pessoas com quem eu encontrar;

Dia 3 – Hoje vou fazer a coroa do Advento e acender a primeira vela;

Dia 4 – Hoje vou dividir algo com um companheiro;

Dia 5 – Hoje vou abraçar meu irmão/pai/minha mãe por um momento;

Dia 6 – Hoje vou escolher um brinquedo e vou presentear uma criança que precisa;

Dia 7 – Hoje vou montar a árvore de Natal;

Dia 8 – Hoje vou fazer um desenho para alguém que não tem família;

Dia 9 – Hoje montaremos o presépio;

Dia 10 – Hoje vou pensar nas crianças que não têm nada e serei cuidadoso com minhas coisas;

Dia 11 – Hoje vou brincar mais com meu irmão;

Dia 12 – Hoje vou dizer algo bonito à minha professora;

Dia 13 – Hoje vou me esforçar para fazer bem o meu trabalho;

Dia 14 – Hoje vou escrever para alguém e desejar Feliz Natal;

Dia 15 – Hoje vou rezar por quem tem fome;

Dia 16 – Hoje vou participar de uma ação solidária;

Dia 17 – Hoje vou ouvir músicas natalinas;

Dia 18 – Hoje não vou brigar com meu irmão;

Dia 19 – Hoje vou me aproximar de um companheiro que não tem muitos amigos;

Dia 20 – Hoje vou dizer “Te amo” a alguém especial;

Dia 21 – Hoje vou perdoar a quem me feriu;

Dia 22 – Hoje vou fazer um balanço do ano que se passou;

Dia 23 – Hoje vou ler a história do nascimento de Jesus;

Dia 24 – Hoje vou celebrar a Noite Feliz com minha família. Feliz Natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário