domingo, 15 de outubro de 2017

Papa convoca Sínodo especial para a Amazónia


Agência Ecclesia 15 de Outubro de 2017, às 11:28       
Encontro marcado para 2019, perante crise na floresta-pulmão do mundo

Cidade do Vaticano, 15 out 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco anunciou hoje a convocação de uma assembleia especial do Sínodo dos Bispos para a região pan-amazónica, em outubro de 2019, no Vaticano.

“O principal objetivo desta convocação é identificar caminhos para a evangelização dessa porção do Povo de Deus, especial dos indígenas, muitas vezes esquecidos e sem a perspetiva de um futuro sereno”, disse, no final da Missa em que canonizou 35 fiéis, incluindo o sacerdote português Ambrósio Francisco Ferro.

Francisco alertou para a atual crise da “floresta amazónica”, que apresentou como “pulmão de capital importância” para o planeta.

“Acolhendo o desejo de várias conferências episcopais da América Latina, bem como a voz de vários pastores e fiéis de outras partes do mundo, decidi convocar uma assembleia especial do Sínodo dos Bispos para a região pan-amazónica”, explicou.

O Papa Francisco já tinha aprovado a criação de uma Rede Eclesial Pan-Amazónica, REPAM, que inclui representantes de comunidades católicas de 9 países.

“Que os novos intercedam por este acontecimento eclesial, para que no respeito pela beleza da criação, todos os povos da terra louvem a Deus, Senhor do Universo, e iluminados por Ele percorram caminhos de justiça e de paz”, desejou, no final da Missa de hoje, que reuniu milhares de pessoas na Praça de São Pedro.

Em setembro, na sua viagem à Colômbia, o Papa convidou a respeitar a sabedoria dos povos indígenas da Amazónia, que passar pelo respeito da “sacralidade da vida” e da natureza.

“A Amazónia constitui, para todos nós, um teste decisivo para verificar se a nossa sociedade, quase sempre confinada ao materialismo e no pragmatismo, está em condições de salvaguardar o que recebeu gratuitamente, não para o espoliar, mas para o fazer frutificar”, apelou.

Na sua encíclica ‘Laudato si’, o Papa deixou sobre a desflorestação da Amazónia, sustentando que a exploração dos recursos naturais não deve apostar no benefício imediato.

O Sínodo dos Bispos pode ser definido, em termos gerais, como uma assembleia consultiva de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo, a que se juntam peritos e outros convidados, com a tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja.

Até hoje houve 14 assembleias gerais ordinárias e três extraordinárias, as últimas das quais dedicadas à Família (2014 e 2015).

OC

Nenhum comentário:

Postar um comentário