quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Audiência Geral: 10 encorajadoras lições do Papa Francisco aos jovens

Por Miguel Pérez Pichel
Papa Francisco na Praça de São Pedro. Foto: Marina Testino / ACI Prensa

VATICANO, 20 Set. 17 / 10:30 am (ACI).- “Viva, ame, sonhe, acredite. E, com a graça de Deus, jamais se desespere”. Essa foi uma das lições que o Papa Francisco compartilhou com os jovens em uma catequese dirigida de forma especial a eles durante a Audiência Geral que aconteceu nesta quarta-feira na Praça de São Pedro.

Em um discurso que surpreendeu os presentes por sua linguagem direta e sua profunda mensagem otimista e motivadora, com o objetivo de animar os jovens a se comprometer com suas vidas e com a sociedade, o Santo Padre detalhou 10 importantes lições.

1. Não se renda

“Onde Deus semeou você, espere”, começou Francisco dirigindo-se de forma personalizada a cada jovem.

“Não conceda espaço aos pensamentos negativos”, convidou o Papa. “Não se renda à noite, recorde que o inimigo a derrotar não está fora de você, mas dentro”, assegurou.

O Papa exortou a aprofundar na própria fé: “Este mundo é o primeiro milagre que Deus fez e Deus colocou em nossas mãos as graças de novos prodígios. Fé e esperança caminham juntas”.

2. Cristo espera cada homem até o final

Também insistiu na importância de buscar a verdade e confiar nela, “confia em Deus Criador, no Espírito Santo que move tudo para o bem, para o abraço de Cristo que espera cada homem até o fim de sua existência”.

Além disso, recordou que “o mundo caminha graças ao olhar de tantos homens que abriram suas frestas, que construíram pontes, que sonharam e acreditaram, inclusive quando tiveram que escutar palavras de escárnio ao seu redor”.

3. Sua luta não é inútil

“Não pense nunca que a luta que realiza é completamente inútil”, indicou. “No fim da existência não nos espera o naufrágio. Deus não decepciona: se colocou a esperança em nossos corações, não quer destrui-la com contínuas frustrações”.

4. Ame os demais

O Santo Padre recordou a necessidade de amar os demais, “ame-os um a um. Respeite o caminho de todos, por linear ou caótico que seja, porque cada um tem sua própria história para contar”.

“Cada criança que nasce é a promessa de uma vida que mais uma vez se mostra mais forte do que a morte. Cada amor que surge é um poder de transformação que deseja a felicidade”.

5. Defenda a luz de Jesus

Francisco assinalou que “Jesus nos confiou uma luz que brilha nas trevas: defenda-a, proteja-a. Essa luz única é a maior riqueza que foi confiada à sua vida”.

Em outra parte do discurso, pediu aos jovens que sonhem com um mundo melhor, “um mundo que ainda não se vê, mas que certamente chegará”.

6. Cuide dos pobres

Também lhes pediu que sejam responsáveis com o mundo, com a vida, especialmente com os pobres. “Cada injustiça contra um pobre é uma ferida aberta, e diminui sua própria dignidade. A vida não cessa com sua existência e a este mundo chegarão outras gerações que sucederão a sua e muitas outras”.

7. Vença o medo

“Vença o medo”, foi o outro pedido do Pontífice. “Peça a Deus o dom da coragem. Recorde que Jesus venceu por nós o medo, nosso maior inimigo não pode fazer nada contra nossa fé”.

“E quando se sentir assustado diante de qualquer dificuldade da vida, lembre-se de que não vive somente por si mesmo. No Batismo, sua vida foi imersa no mistério da Trindade e, por isso, pertence a Jesus”.

8. Lembre-se de que Jesus vive em você

Entretanto, “se um dia você se apavorar, ou pensar que o mal é muito grande para ser desafiado, pensa simplesmente que Jesus vive em você”.

9. Nenhum erro deve se tornar prisão

Por último, Francisco também assegurou que não se deve desanimar pelos erros: “Nada é mais humano do que cometer erros. Se erra, levante-se! Nenhum erro deve se tornar uma prisão para você”.

10. Se estiver no chão, levante-se!

“Onde quer que esteja, construa! Se estiver no chão, levante-se! Se estiver sentado, coloque-se em caminho! Se o tédio o paralisa, realize obras de bem! Se estiver desmoralizado, peça que o Espírito Santo possa preencher o seu vazio”.

“O Filho de Deus não veio para os saudáveis, mas para os doentes. Portanto, veio também para você. E se errar novamente no futuro, não tenha medo, levante-se! Deus é seu amigo”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário