quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Papa retoma audiências semanais

Agência Ecclesia 02 de Agosto de 2017, às 09:41  
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Francisco apresentou reflexão sobre importância do Batismo

Cidade do Vaticano, 02 ago 2017 (Ecclesia) – O Papa retomou hoje no Vaticano as audiências semanais com peregrinos de todo o mundo, após a pausa do mês de julho, e desafiou os cristãos a serem sinal de “esperança”.

A tradicional catequese de Francisco centrou-se na importância do Batismo, tendo o Papa dado como “trabalho de casa” aos peregrinos que aprendessem e recordassem a data em que foram batizados.

O Papa lamentou a perda de algum simbolismo ligado à “linguagem do cosmos” e falou dos cristãos como pessoas “orientadas”, numa alusão à tradicional ligação com o Oriente, que são chamadas a transmitir luz e esperança ao mundo.

A intervenção, na sala de audiências Paulo VI, recordou o gesto simbólico que se cumpre na celebração do Batismo, quando se entrega uma vela acesa no Círio Pascal, que representa Cristo Ressuscitado.

Francisco disse que este é um sinal da Ressurreição de Jesus que vai se “propagando” pela história e defendeu, neste contexto, que a vida da Igreja deve ser uma “contaminação de luz”.

Já na saudação aos vários grupos presentes, o Papa deixou votos de que o tempo de férias ajude os cristãos a serem “mais conscientes” do seu Batismo como “fonte de esperança” para todos.

“Se formos fiéis ao nosso Batismo, difundiremos a luz da esperança de Deus e transmitiremos às gerações futuras razões de viver”, acrescentou.

Na saudação aos peregrinos de língua portuguesa, o Papa afirmou que ser batizado significa “ser chamado à santidade”.

“Imploremos a graça de poder viver os nossos compromissos batismais como verdadeiros imitadores de Jesus, nossa esperança e nossa paz. Que Deus vos abençoe”, prosseguiu.

Francisco recordou ainda a celebração da Jornada Mundial da Juventude em Cracóvia, há um ano, ao falar aos peregrinos polacos.

“Agradeço ao Senhor pelo entusiamos da fé dos jovens que o Espírito Santo suscitou nesses dias e continua a reforçar nos seus corações. Que sejam sentinelas de esperança para as gerações futuras”, apelou, perante cerca de 7 mil pessoas.

Antes da audiência geral, o Papa recebeu uma delegação de dirigentes e jogadores do Borussia Mönchengladbach, clube alemão de futebol, pedindo-lhes que sejam sempre “atletas do bem e da paz”.

OC

Nenhum comentário:

Postar um comentário