quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Japão vigia corais por suspeita de pesca ilegal chinesa

 domtotal.com
A Agência de Pesca vai coordenar a investigação sobre o estado do coral até o início de setembro.
Cientista avalia corais na ilha japonesa de Shikinejima.
Cientista avalia corais na ilha japonesa de Shikinejima. (AFP).

O Japão iniciou nesta quarta-feira uma investigação sobre o coral precioso na costa da ilha meridional de Kyushu, por suspeita de que o mesmo estaria sendo extraído ilegalmente por chineses para a joalheria.

A Agência de Pesca vai coordenar a investigação sobre o estado do coral até o início de setembro, com o auxílio de uma câmera submarina.

O coral precioso, termo que engloba quase 30 espécies de coral, é muito apreciado há várias décadas em determinadas partes da Ásia para a produção de joias e outras peças.

A agência nipônica coordenou uma investigação similar em 2015 perto das ilhas de Ogasawara e em Okinawa, depois constatar o aumento do número de barcos chineses que pescavam coral em águas territoriais japonesas.

Para lutar contra a atividade ilegal, o governo japonês revisou em 2014 as leis sobre a pesca ilegal na Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do país e triplicou o valor das multas máximas até 30 milhões de ienes (230.000 euros, 270.000 dólares).

O Japão prendeu em julho um capitão chinês perto da costa de Nagasaki por violação da lei de pesca. Em seu barco, as autoridades encontraram coral precioso.


AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário