terça-feira, 1 de agosto de 2017

Colômbia: Papa receberá três férulas de madeira de café


A madeira usada para as férulas foi talhada com esmero e dedicação por artesão de diferentes regiões cafeicultoras - RV
Bogotá (RV) – Diversas iniciativas irão expressar o carinho do povo colombiano pelo Papa Francisco, quando de sua visita ao país em setembro.

Entre estas, a da Federação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia que presenteará o Pontífice com três férulas talhadas em madeira de pés de café.
Compromisso com a construção da paz
Quem antecipou foi o gerente da Federação, Roberto Vélez, que explicou que o gesto também quer demonstrar o compromisso dos cafeicultores na construção da paz e da unidade do país.
A madeira usada para as férulas foi talhada com esmero e dedicação por artesão de diferentes regiões cafeicultoras, como forma de demonstrar a grande diversidade que caracteriza a cafeicultura colombiana.
São João Paulo II
Digno de nota que em 1986 o Papa São João Paulo II visitou a fábrica de “Buencafé Liofilizado” no município de Chichina, Caldas, onde celebrou uma Missa em recordação às populações atingidas por uma avalanche provocada pela erupção do vulcão Nevado del Ruiz.
Maior produtor mundial de café suave
O cultivo do café na Colômbia envolve 550 mil famílias de agricultores, sendo uma atividade fundamental para a economia do país.
O café colombiano é uma indicação geográfica protegida, reconhecida oficialmente pela União Europeia em 27 de setembro de 2007, conferindo ao produto a outorga de café 100% arábico (coffea arábica), sendo produzido entre a latitude norte Norte 1° a 11°15, longitude Oeste 72° a 78°, e em cotas específicas que podem superar os 2.000 metros acima do nível do mar.
O termo “Café da Colômbia” também é uma marca de certificação registrada nos Estados Unidos em 7 de julho de 1981 e no Canadá em 6 de julho de 1990. O produto também é reconhecido como Denominação de Origem Protegida (DOP) em outro países, como Equador, Bolívia,
Em nível mundial, a Colômbia é o maior produtor mundial de café suave. Os principais países importadores são Estados Unidos, Alemanha, Japão, Países Baixos e Suécia.
(JE/Radio Caracol)

Nenhum comentário:

Postar um comentário