sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Autoridade vaticana aconselha jovens seminaristas que duvidam de sua vocação


LIMA, 11 Ago. 17 / 08:00 am (ACI).- O Secretário para os Seminários da Congregação para o Clero, Dom Jorge Carlos Patrón Wong, visitou o Peru e aconselhou os jovens seminaristas a, se em algum momento duvidarem de sua vocação sacerdotal, deixar-se acompanhar por um bom sacerdote, confiando que o Espírito Santo os ajudará a “dar passos concretos para seguir em frente”.

“O mais importante é ouvir o chamado de Jesus dentro de si. É verdade que às vezes nós somos frágeis, somos fracos e podemos querer voltar atrás, mas o Espírito Santo que está no seu coração – e receberam no batismo –, este Espírito Santo os ajudará a dar passos concretos para seguir em frente”, afirmou.

“Gostaria de pedir-lhes que se deixem acompanhar, que se aproximem de um bom sacerdote para que lhes acompanhe em sua vocação”, disse o Prelado em declarações ao Grupo ACI.

Dom Patrón Wong, que participou de um curso de atualização com os reitores e formadores dos Seminários no Peru, assinalou que os desafios que a Igreja enfrenta em relação aos jovens “são aqueles que o Papa Francisco colocou de maneira tão clara, tanto em seu magistério como em seu exemplo de vida”.

Nesse sentido, recordou que em outubro de 2018 haverá um Sínodo dedicado aos jovens.

O que o Santo Padre “nos diz para o próximo Sínodo, que será dedicado aos jovens, é que a Igreja deve sair ao encontro dos jovens, que os acompanhemos em sua vida, em seu processo de fé, para que possam discernir a sua vocação, que eles possam experimentar e ver a vida como vocação, como um chamado de Deus”.

“Que eles sejam acompanhados em suas decisões de tal maneira que o jovem se sinta apoiado e abraçado pelo amor materno da Igreja através dos sacerdotes, dos consagrados e dos leigos comprometidos”, assinalou.

Em relação a sua visita ao Peru, indicou que o objetivo foi ter uma troca com reitores e formadores e com a Conferência Episcopal Peruana, “de tal maneira que o novo documento sobre a formação sacerdotal, o dom da vocação sacerdotal, no Peru, se realize tanto a nível nacional, como em cada um dos seminários”.

A ideia, explicou, é que “seja possível ??promover a pastoral vocacional, a formação inicial nos seminários, assim como a formação permanente dos sacerdotes do Peru”.

Dom Patrón Wong, que viajou anteriormente ao Brasil e à Colômbia, observou que “os próximos meses visitará Chile, Equador, Paraguai e México”.
Photo published for 4 chaves para ler o novo documento do Vaticano sobre formação de sacerdotes
4 chaves para ler o novo documento do Vaticano sobre formação de sacerdotes http://www.acidigital.com/noticias/4-chaves-para-ler-o-novo-documento-do-vaticano-sobre-formacao-de-sacerdotes-99261/ …

Nenhum comentário:

Postar um comentário