terça-feira, 11 de julho de 2017

Roupa de Madre Teresa de Calcutá é patenteada

 domtotal.com
Modelo de vesta religiosa vira marca registrada para evitar uso impróprio.
Trata-se do primeiro caso de copyright de uma ‘roupa’ religiosa no mundo.
Trata-se do primeiro caso de copyright de uma ‘roupa’ religiosa no mundo. (Reprodução).

O sari, a veste típica da mulher indiana usada por Madre Teresa na cor branca com bordas azuis, virou uma marca registrada. O hábito escolhido para as Missionárias da Caridade, adotado no mundo inteiro desde 1950, agora é reconhecido de exclusiva “propriedade intelectual” da Congregação, fundada pela santa de Calcutá cerca de 70 anos atrás.

O advogado Biswajit Sarkar comentou que o Registro de Marcas do governo da Índia “permitiu o reconhecimento do copyright”, depois de 3 anos de um rígido exame dos procedimentos legais e em acordo concomitante ao processo de canonização da santa, ocorrido em 4 de setembro de 2016, no Vaticano. De fato, o registro foi formalmente concedido no início do ano passado e se trata do primeiro caso de copyright de uma ‘roupa’ religiosa no mundo.

Ainda segundo o advogado, as missionárias não amam “a publicidade e, por isso, não tinham divulgado a notícia. Mas como se vê um uso impróprio e sem escrúpulos do hábito, queremos difundir às pessoas que a marca está registrada”.

O objetivo é tutelar a reputação de Madre Teresa através do seu hábito usado, pela primeira vez, em 1948. Dois anos depois, em 1950, foi reconhecido como “símbolo de paz e caridade no mundo”: o branco das vestes das missionárias pode ser representado pela verdade e, as linhas azuis, são associadas à Virgem Maria e aos três votos de pobreza, castidade e obediência aos mais pobres.

Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário