quinta-feira, 6 de julho de 2017

Polícia dispersa manifestação contra G20 na Alemanha

Tema do protesto em Hamburgo é 'bem-vindos ao inferno'. Cidade alemã recebe líderes para reunião internacional.
Por G1
06/07/2017 15h02  Atualizado há 25 minutos
Faixa com o tema do protesto: 'G20 Bem-vindos ao inferno' (Foto: Michael Probst/AP)
Manifestantes entram em confronto com a polícia antes da reunião do G20

A polícia da Alemanha tentava dispersar nesta quinta-feira (6) uma manifestação contrária à reunião do G20 em Hamburgo, na Alemanha. O tema do protesto, que é também usado como hashtag em redes sociais, é "Bem-vindos ao inferno" (#welcometohell).
A manifestação foi impedida de se deslocar quando alguns integrantes puseram máscaras, o que é proibido na Alemanha. Bloqueados pela polícia, começou a confusão entre manifestantes e policiais. No Twitter, a polícia informou que seu porta-voz foi agredido e teve de ir para um lugar seguro.
A polícia também avisou pelo Twitter que com o aumento das tensões foi necessário usar os lançadores de água. Os policiais dizem que foram alvejados por garrafas e outros objetos.
Faixa com o tema do protesto: 'G20 Bem-vindos ao inferno' (Foto: Michael Probst/AP) Faixa com o tema do protesto: 'G20 Bem-vindos ao inferno' (Foto: Michael Probst/AP)
Faixa com o tema do protesto: 'G20 Bem-vindos ao inferno' (Foto: Michael Probst/AP)
Chamada de "Welcome to Hell" ("Bem-vindos ao Inferno"), a manifestação é a mais importante entre as previstas para acontecer na cidade durante a reunião da cúpula. O protesto começou no Mercado de Peixe (Fischmarkt) de Hamburgo, no centro da cidade, às margens do Rio Elba.
À frente da marcha, um grande cartaz pedia para "esmagar o G20" ("smash G20"). Ela foi convocada por uma autodenominada "aliança autônoma anticapitalista".
O objetivo dos organizadores era rodear o Palácio dos Congressos, onde estão as delegações da reunião. Cerca de 20 mil policiais de várias partes da Alemanha foram deslocados para Hamburgo como medida antiterrorismo e para evitar a violência nas cerca de 30 manifestações previstas durante a reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário