"Quem me dera ser leal, discreto e silencioso como minha sombra" (Dom Helder Câmara).

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Fátima: Família Comboniana vai peregrinar ao santuário mariano


Agência Ecclesia 21 de Julho de 2017, às 11:32       

Encontro nacional celebra também 150 anos dos Missionários Combonianos e 70 anos de presença em Portugal

Lisboa, 21 jul 2017 (Ecclesia) – A Família Comboniana peregrina este sábado ao Santuário de Fátima onde vão assinalar o centenário das aparições e evocar os 150 anos da fundação dos Missionários Combonianos e 70 anos dessa presença religiosa em Portugal.

“Englobamos estas duas datas para nós, os 70 anos em Portugal, 150 anos de fundação com instituto e o centenário de Fátima porque a fundação está um bocadinho relacionada com Fátima”, disse o padre José Vieira.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, o provincial da Congregação dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus em Portugal sublinha que a peregrinação “é uma ocasião especial” para o instituto mas como Família Comboniana também querem celebrar os 100 anos das aparições.

O lema do encontro é ‘Família Comboniana como Maria missionários de Jesus’ e pretendem “encher novamente o Centro Paulo VI” com uma “grande presença de amigos e colaboradores”, explica o sítio online do instituto.

O padre José Vieira explica que a missão e o anuncio é, “cada vez mais”, o serviço de uma família inteira e, neste caso, engloba as religiosas, os leigos missionários, “a dimensão nova do carisma Comboniano” com cerca de 25 anos, e um instituto secular de senhoras.

“Damos conta, cada vez mais, que para sermos efetivos temos de trabalhar em rede, para podermos chegar a todas as seções”, referiu sobre uma “liga missionária” que envolve a própria missão e dando como exemplo que as religiosas “chegam mais fácil às mulheres” e os leigos “aos jovens”.

Neste contexto, o provincial dos Missionários Combonianos em Portugal revela “um sonho”, com cerca de quatro anos, que é criar uma comunidade apostólica com um religioso, uma religiosa e um secular mas “ainda não ganhou raízes”.

Os missionários Combonianos estão a celebrar 150 anos de fundação e 70 de presença em Portugal tendo recebido, recentemente, assembleia de líderes das circunscrições na Europa e a formação está a mudar, motivada pela mudança da “geografia missionária” do instituto que nasceu em Itália e da Europa foram para África, depois América Latina e Ásia.

“Neste momento a geografia vocacional é africana, temos cerca de 500 rapazes em formação, postulantado, Filosofia, noviciado e teologia”, explica o sacerdote, observando que em África todos os provinciais são africano exceto na Etiópia e o superior-geral é etíope.

“É uma grande mudança. Temos o primeiro geral africano e é a primeira vez que só temos um italiano na direção geral”, acrescentou sobre o que é “a hora da África”.

Segundo o padre José Vieira 150 anos depois cumpre-se o sonho do fundador Daniel Comboni que dizia: “Salvar África com a África.”

A missão dos Combonianos está também a direcionar-se para o continente asiático e, neste momento, estão “a apostar no Vietname” como espaço de animação vocacional e missionário, para além de presença em Macau, na Ilha Formosa (Taiwan) e a sede nas Filipinas.

A nível mundial a Congregação dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus conta com cerca de 1600 missionários e tem 90 religiosos de origem portuguesa, três estão em Roma, nos serviços centrais, e os restantes noutros continentes, onde, por exemplo, na Ásia o superior da região é português.

PR/CB
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Pe. Geovane Saraiva

Pe. Geovane Saraiva

POSTAGENS POPULARES

SIGA-ME

Siga por e-mail

Tecnologia do Blogger.
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Copyright © F.G. Saraiva | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com