segunda-feira, 31 de julho de 2017

'Evangélica opção preferencial pelos pobres', é a marca da atuação do regional Nordeste 1

domtotal.com

Organizada por circunscrições eclesiásticas, a Igreja Católica no Brasil atualmente é composta por 18 regionais. Na série de hoje, conheça o regional Nordeste 1, que abrange o estado do Ceará.

Segundo dados constantes nos arquivos do regional, o objetivo principal do primeiro Plano de Pastoral do ‘Nordeste 1’ era criar meios e condições para que a Igreja regional se ajustasse o mais rápido possível à imagem da Igreja do Concílio Vaticano II. Naquela época, em 1968, o regional tinha a mesma finalidade do Plano de Pastoral Orgânica, que era a de ser “presença de Igreja como fermento no desenvolvimento da região nordestina, segundo os designíos de Deus”.

No início faziam parte do regional os estados do Maranhão, Piauí e Ceará, mas em 1980 durante a XVI Assembleia Geral do Regional Nordeste 1 foi votado pelos participantes o seu desdobramento, passando a fazer parte da circunscrição somente o estado do Ceará, ficando o Maranhão e o Piauí constituintes do regional Nordeste V. Tal votação foi ratificada pela Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizada em Itaici (SP), de 5 a 14 de fevereiro do mesmo ano.

Geografia e população 

Composto pelas dioceses de Crato, Crateús, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Quixadá, Tianguá e Fortaleza, o regional possui como presidente o arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Aparecido Tosi Marques. Atualmente segundos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sua população é composta por cerca de 8 milhões de habitantes, seguido de uma superfície de 145 mil km².

Atividades

Conforme orientações da CNBB e em comunhão com a Igreja no Brasil, o regional Nordeste 1 realiza algumas atividades ao longo do ano, uma delas é a Assembleia Geral do Regional. A primeira foi realizada na diocese de Limoeiro do Norte em 1980, mas foi somente durante a 21ª Assembleia que o ‘Nordeste 1’ consolidou seu atual objetivo geral que é o de “evangelizar, a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo”.

Além da Assembleia Geral também durante o ano acontecem as reuniões das Comissões Episcopais do regional, com seus respectivos bispos de referência. Além das reuniões por Comissão, pelo menos duas vezes ao ano acontece o Conselho Episcopal Regional (Conser) que reúne toda igreja particular do Ceará para estudo, reflexão, encaminhamentos e escuta dos bispos ao povo de Deus através de seus representantes regionais e diocesanos.

Contato

Atualmente a sede do regional Nordeste 1 localiza-se no Bairro Fátima em Fortaleza (CE). O regional possui site próprio: http://www.cnbbne1.org.br/index.php. Mais informações pelo telefone: (85) 3252-4046.


CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário