terça-feira, 20 de junho de 2017

Refugiados agradecem ao Papa por 'abrir as portas da Igreja'

2017-06-20 Rádio Vaticana

Cidade do Vaticano (RV) – Na Basílica de São João de Latrão, onde esteve para abertura do Congresso Eclesial da Diocese de Roma, o Papa Francisco se reuniu segunda-feira (19/06) com um grupo de 121 refugiados hóspedes de 38 paróquias romanas.

Participaram do encontro o Cardeal Agostino Vallini, Vigário-geral de Roma, e o diretor da Caritas diocesana, Mons. Enrico Feroci.

Francisco elogiou este trabalho de fraternidade, que vai além das religiões:

“Obrigado a quem os acolheu e a vocês,  que aceitaram ser acolhidos”, disse ao grupo, destacando o ‘belo exemplo’ dado por estas comunidades paroquiais, que aderiram ao seu chamado no Angelus de 6 de setembro de 2015.

Naquela ocasião, o Papa exortou as paróquias e institutos religiosos do mundo a acolher famílias de refugiados de guerras e violências.

A partir deste apelo, a Caritas de Roma promoveu dois projetos de acolhimento extensivo: “Era estrangeiro e vocês me hospedaram” e “Pró-teto: refugiado em minha casa”, que criam oportunidades de hospitalidade de requerentes de asilo e refugiados em paróquias, institutos religiosos e famílias romanas.

No encontro, Francisco recordou as pessoas que fogem da violência e das perseguições e deixou votos de que estas histórias de dor e esperança se transformem em oportunidades de encontro fraterno e verdadeiro conhecimento recíproco. 

O Papa ainda recebeu um cartaz das mãos de cinco crianças, em que constavam agradecimentos em diversos idiomas.   

“Obrigado Papa Francisco por abrir o seu coração e as portas da Igreja”, dizia uma das mensagens.   

(CM)

(from Vatican Radio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário