quinta-feira, 8 de junho de 2017

Papa Francisco diz ter se comovido com “silêncio de um milhão de peregrinos” em Fátima

Papa Francisco reza em silêncio diante de Nossa Senhora de Fátima. Foto: Daniel Ibáñez / ACI Prensa

VATICANO, 07 Jun. 17 / 12:30 pm (ACI).- O Papa Francisco enviou uma mensagem ao presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), Dom Manuel Clemente, para expressar sua emoção durante a viagem a Fátima por ocasião do centenário das aparições da Virgem Maria, quando ficou impressionado com “o silêncio de um milhão de peregrinos unidos ao meu silêncio orante”.

O Santo Padre esteve em Fátima nos dias 12 e 13 de maio, quando presidiu a primeira Peregrinação Internacional Aniversária do Centenário das Aparições da Virgem na Cova da Iria. Na ocasião, abençoou as velas dos peregrinos na noite do dia 12, na Capelinha das Aparições, onde teve um momento de silêncio em oração e, logo após, saudou os fiéis.

O Santo Padre também presidiu a Santa Missa no dia 13 de maio, quando canonizou os dois pastorinhos Santa Jacinta e São Francisco Marto.

Em sua mensagem ao presidente da CEP e também Cardeal Patriarca de Lisboa, o Pontífice recordou o “povo ordeiro e entusiasta” que viu pelo caminho entre a base aérea de Monte Real e Fátima.


Já sobre o Santuário de Fátima, Francisco assinalou: “Comoveu-me a solidez da fé, a indômita esperança e a ardente caridade que anima o caminho humano e cristão daquele povo santo fiel de Deus, com destaque para o silêncio de um milhão de peregrinos unidos ao meu silêncio orante, o mar de luz feito por um milhão de velas acesas na noite de vigília”.

Recordou ainda, comovido, “a ovação elevada por dois milhões de mãos aos novos Santos Francisco e Jacinta e o acenar de lenços brancos à Branca Senhora por um milhão de corações felizes”.

“Mãe, nunca Vos esqueceremos!”, expressou o Papa.

O Bispo de Roma manifestou em sua mensagem que, após retornar para casa depois da sua peregrinação ao Santuário de Fátima, desejava renovar aos “bispos, sacerdotes, pessoas consagradas e fiéis leigos a expressão do meu grato apreço pelo cuidado pastoral e espiritual com que as diversas dioceses se prepararam e estão a viver o centenário das Aparições de Fátima”.

De forma concreta, citou “a visita da Virgem Peregrina a tudo quanto era cidade e aldeia desse abençoado Portugal, donde agora vieram pessoas sem conta ‘ver’ a Mãe do Céu”.

Por fim, assegura a sua oração pela Igreja em Portugal, “para que continue a caminhar com perseverança e coragem, testemunhando a todos o amor misericordioso do Pai do Céu”. “E vós todos... rezai também por mim, que de coração vos abençoo”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário