domingo, 25 de junho de 2017

Incêndio ameaça parque nacional espanhol Patrimônio da Humanidade

Incêndio em reserva florestal na Espanha ameaça o Parque Nacional Doñana (Foto: ASSOCIATED PRESS)
Incêndio em reserva florestal na Espanha ameaça o
 Parque Nacional Doñana (Foto: ASSOCIATED PRESS)

Mais de 300 bombeiros se mobilizaram por terra e ar no sul da Espanha para controlar um incêndio que ameaça o entorno do parque nacional de Doñana, um tesouro nacional declarado Patrimônio da Humanidade.

Cerca de 750 pessoas, das mais de 2.000 que foram evacuadas durante a madrugada, tiveram que ser realojadas por uma operação de emergência em um centro esportivo e outros locais de acolhida.

O incêndio chegou ao chamado Espaço Natural de Doñana, mas não ao parque do mesmo nome, uma das joias mundiais da biosfera.

O incêndio ocorreu durante a madrugada de sábado para domingo entre as localidades de Moguer e Mazagón, na província de Huelva, no sul da Espanha.

Na região há centenas de técnicos, agentes de Meio Ambiente e bombeiros florestais com 15 veículos de extinção, além da Unidade Médica de Incêndios Florestais (UMIF) e da Unidade Móvel de Meteorologia e Transmissões (UMMT).

Juan Sánchez, diretor do centro operativo regional, declarou no final desta manhã que os trabalhos para controlar as chamas "estão cumprindo o objetivo".

"O que queremos é que o incêndio não se descontrole e, por enquanto, estamos conseguindo canalizá-lo", acrescentou.

O rei Felipe VI telefonou hoje para a presidente da região da Andaluzia, Susana Díaz, para interessar-se pela situação do incêndio.

Segundo fontes de Casa Real, o rei se interessou pelas pessoas evacuadas e por todos os que estão colaborando nas tarefas de extinção, aos quais mostrou o seu apoio, bem como pelos danos materiais.

Em declarações à imprensa, Susana Díaz afirmou que, ainda que ainda seja cedo para conhecer as causas do incêndio, "não se descarta" que por trás dele esteja "o fator humano".
Chamas em floresta próxima ao Parque Nacional de Doñana, na Espanha (Foto: CRISTINA QUICLER / AFP )
Chamas em floresta próxima ao Parque Nacional de Doñana, na Espanha (Foto: CRISTINA QUICLER / AFP )

Nenhum comentário:

Postar um comentário