segunda-feira, 19 de junho de 2017

FAO alerta que oceanos serão ainda mais vitais no futuro da segurança alimentar

domtotal.com
José Graziano da Silva disse à ONU News que é preciso reverter o quadro de degradação imediatamente.
José Graziano da Silva disse à ONU News que é preciso reverter o quadro de degradação imediatamente. (ONU/ Milton Grant)
Por Monica Grayley

Uma política eficiente de proteção de mares e oceanos é vital para a segurança alimentar. O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, afirmou que os oceanos serão ainda mais importantes no futuro da alimentação da população terrestre.

José Graziano da Silva disse à ONU News que é preciso reverter o quadro de degradação imediatamente. Ele participou da Conferência sobre os Oceanos encerrada nessa sexta-feira em Nova Iorque.

Riqueza

“Os oceanos ocupam ¾ da nossa Terra e hoje os seus recursos estão sendo dilapidados. Se nós não encontramos uma maneira de reverter essa situação. De cuida melhor dos nosso oceanos e preservar esta riqueza para o futuro. Isso vai comprometer a sustentabilidade do planeta.”

O chefe da FAO afirmou ainda que não se deve tratar os oceanos como se fossem “uma lixeira”.

Peixes e plástico

“As estimativas são que em 2050, se nós continuarmos na mesma tendência, nós vamos ter a mesma quantidade de plástico nos oceanos em peso que de peixe. Então, temos que reverter essas situação. Temos que encontrar uma forma de parar e de limpar os oceanos. Não basta só parar, o grande desafio é também como evitar que essa acidificação em curso e que outras formas de poluição, principalmente do plástico, sigam crescendo.”

José Graziano da Silva lembrou que existem tecnologias apropriadas à limpeza dos oceanos e mares. Segundo ele, em muitas áreas a poluição é uma questão financeira. Mas com a economia verde, os cidadãos também podem ajudar participando da coleta seletiva do lixo.

Rádio ONU, 09-06-2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário