terça-feira, 13 de junho de 2017

Brasil comemora sozinho o Dia dos Namorados

 domtotal.com
Pai do atual prefeito de SP teria criado a data para incrementar as vendas de uma rede de lojas.
Dias dos Namorados em 12 de junho só é comemorado no Brasil
Dias dos Namorados em 12 de junho só é comemorado no Brasil (Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas).

Diferente de outras partes do mundo onde o Dia dos Namorados é comemorado em 14 de fevereiro, no dia de São Valentim, o Brasil celebra a união amorosa em 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro da Igreja Católica. Nesta segunda-feira, o Google Brasil faz uma homenagem à data com um doodle fofo: dois pangolins (mamífero que vive em zonas tropicais da Ásia e da África) apaixonados enfeitam a caixa do site de busca.

Além da proximidade com o dia de Santo Antônio, invocado por quem quer achar coisas perdidas, ter filhos ou conseguir um amor, há outra hipótese para a escolha da data no Brasil: uma ação de marketing. Segundo essa versão, o pai do atual prefeito de São Paulo, cujo nome também era João Doria, teria criado a data para incrementar as vendas de uma rede de lojas quando era diretor de uma agência de publicidade, em 1949.

Se essa versão é verdadeira ou não, o fato é que o Brasil comemora a data sozinho. O dia mais comum, 14 de fevereiro, que também celebra a demonstração de afeto entre amigos, remonta a um festival romano que celebrava a fertilidade, marcando o início da primavera.

Além disso, 14 de fevereiro é a data de morte do bispo Valentim, que celebrava casamentos apesar da proibição do imperador Cláudio II. Descoberto, Valetim foi condenado à morte e, enquanto estava preso, teria recebido flores e bilhetes de pessoas que diziam acreditar no amor.

No Brasil, a data tem relevância para comércio, já que é comemorada com troca de presentes, flores e cartas entre casais, além de jantares românticos.


El País,12-06-2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário