terça-feira, 16 de maio de 2017

Uma aceleradora de negócios sociais no Vaticano

 domtotal.com
Empresário e investidor da Silicon Valley responde ao apelo do Papa Francisco de conciliar "o crescimento da inovação científica e a tecnológica" junto com "a igualdade e a inclusão social".
Papa Francisco enviou uma mensagem ao TED em Vancouver no dia 25 de Abril.
Papa Francisco enviou uma mensagem ao TED em Vancouver no dia 25 de Abril. (AFP)

Stephen Forte levou a sério a palavra do Papa Francisco. Em abril de 2017, Francisco fez um chamado urgente na conferência anual do TED (Tecnologia, Entretenimento e Design) do Vaticano. "Se o crescimento da inovação científica e a tecnologia pudessem coincidir com mais igualdade e inclusão social, seria maravilhoso", ele apontou. Antes de acrescentar: "Se apenas houver uma pessoa, então há esperança, e essa pessoa pode ser você".

Marcado pela encíclica Laudato Si.

"Como cidadão e pai de crianças pequenas", Stephen Forte, nos seus quarenta anos, investidor e empresário da Silicon Valley, sentiu-se investido com esta missão. Fundador da Fresco Capital, ele decidiu lançar em Roma e no Vaticano uma nova estrutura para apoiar start-ups1 que querem ir além do mero lucro.

Este apaixonado e difícil caminho foi fortemente marcado pela encíclica Laudato Si do Papa Francisco.

"As empresas podem lucrar com uma missão"

Como Francisco, o empresário deplora a incompatibilidade atual para vincular lucro e humanismo. Em seu artigo "Por que lançar uma aceleradora de negócios sociais no Vaticano?" Stephen Forte declara estar "motivado para começar no mundo dos investidores, um debate global sobre o valor das empresas com fins lucrativos comprometidas com uma missão".

"O Outro não é uma estatística".

As empresas chamadas a participar no processo desta aceleradora de negócios são aquelas start-ups que já começaram ter ganâncias financeiras, mas que ainda carecem de fundos. Elas têm até o dia 5 de junho para se manifestar antes do início da seleção. Os critérios de seleção incluem as preocupações ambientais dessas empresas ou seu desejo de reduzir o sofrimento causado pela migração. De modo mais geral, Stephen Forte quer ajudar a desenvolver aquelas que incidem positivamente sobre o "potencial humano".

Porque, assim como o Papa enfatizou em seu discurso na TED, "vamos lembrar que o ‘outro’ não é uma estatística ou um número".

 1) O termo em inglês se refere a pequenas empresas que estão começando em uma atividade econômica.

Croix
Tradução: Ramón Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário