domingo, 7 de maio de 2017

Papa rejeita funcionalismo e carreirismo na vida sacerdotal


Agência Ecclesia 07 de Maio de 2017, às 09:19        DR

DR
Francisco presidiu à ordenação de 10 padres na Basílica de São Pedro, assinalando Dia Mundial de Oração pelas Vocações


Cidade do Vaticano, 07 mai 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco presidiu hoje à ordenação de 10 novos padres, na Basílica de São Pedro, assinalando o 54.º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, a quem pediu que evitem o funcionalismo e carreirismo.

O Papa apresentou uma reflexão sobre o ministério dos sacerdotes, “em favor de todos os homens”, seguindo de perto a homilia ritual, prevista no Pontifical Romano, com alguns comentários pessoais.

Francisco disse aos novos padres que “foram eleitos pelo Senhor, não para fazer carreira, mas para este serviço” à Igreja.

A intervenção denunciou a “feia doença” da “vida dupla” no clero: “A palavra sem exemplo de vida não serve, é melhor voltar atrás”.

O Papa sugeriu que não façam homilias “demasiado intelectuais, elaboradas”, mas que falem ao coração das pessoas, e que sejam “sempre misericordiosos” e não “sobrecarreguem” os fiéis com “pesos que não podem transportar”.

Francisco defendeu que ir ao encontro dos doentes “santifica” os padres, que devem aprender a “carregar a cruz” de Jesus.

“Não sejam patrões, clérigos de Estado, mas pastores, pastores do povo de Deus”, concluiu.

Este sábado, o Papa tinha-se encontrado com a comunidade do seminário inter-regional da Região da Campânia, sul da Itália, pedindo aos que se preparam para o sacerdócio que fujam da “tentação do formalismo e do clericalismo, que são a raiz da vida dupla, sempre”.

“A busca da verdadeira justiça deve estimular uma crescente liberdade interior em relação aos bens, aos reconhecimentos deste mundo, em relação aos afetos e à própria vocação”, acrescentou.

O Papa apelou os futuros padres para que sejam “testemunhas de pobreza, mediante a simplicidade e austeridade da vida, para tornar-se sinceros e credíveis promotores de uma verdadeira justiça social”.

A Igreja Católica celebra hoje o domingo do “Bom Pastor”; em Portugal, encerra-se a semana de oração pelas vocações, este ano com o tema ‘Queres dar-te a Deus? Com Maria, impelidos pelo Espírito da Missão’.

CB/OC

Nenhum comentário:

Postar um comentário