quarta-feira, 17 de maio de 2017

Papa Francisco vai receber crianças de localidades italianas atingidas por terramotos


Agência Ecclesia 17 de Maio de 2017, às 10:15        

Vaticano, 17 mai 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco vai encontrar-se a 3 de junho com 400 crianças de áreas do centro da Itália que foram atingidas por terremotos, numa nova edição do ‘Comboio das crianças’.


“O evento é centralizado na figura da criança que tem a sensibilidade extraordinária de conseguir viver e elaborar mais que os adultos as experiências trágicas. Elas podem ensinar muito aos próprios adultos”, disse o presidente do Conselho Pontifício para a Cultura (Santa Sé).

O ‘Comboio das crianças’ é um evento do ‘Átrio dos Gentios’, iniciativa do referido conselho, e vai ser entregue ao Papa Francisco o livro ‘Nós nesta terra que dança... a propósito de terremotos’, que aborda o tema dos sismos numa linguagem infantil.

As 400 crianças são de Núrsia, Accumoli, Amatrice e Arquata del Tronto e vão chegar ao Vaticano num comboio da Trenitalia.

Segundo o cardeal Gianfranco Ravasi, o Papa aceitou “com entusiasmo” participar na quinta edição deste evento, considerando ser “importante para levar o discurso a temas elevados”.

Para o presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, a iniciativa “é uma injeção de esperança” e uma chamada de atenção dos adultos para que “aprendam que não é importante somente curar as feridas” mas é preciso também criar através do jogo, dos símbolos, a “abertura de horizontes e esperança que é estrutural para a criança”.

Em edições anteriores, o Papa Francisco encontrou-se com 500 meninos e meninas acolhidos em centros para migrantes; em 2015 foram recebidas 200 crianças, filhos de reclusas das prisões italianas de Bari e Trani.

Nos dois primeiros anos de pontificado, o ‘Comboio das Crianças’ levou ao Vaticano 500 menores das periferias de Nápoles e Roma, em risco de abandono escolar em 2014; no ano anterior, foram 450 menores com dificuldades psicossociais.

CB/OC

Nenhum comentário:

Postar um comentário