sábado, 6 de maio de 2017

Mov. Focolares organiza semana ecumênica: juntos em direção à unidade

2017-05-05 Rádio Vaticana

Roma (RV) - “A unidade entre as Igrejas necessita de heróis, heróis na fé, heróis diante da história, tem necessidade de heróis na espiritualidade que têm um espírito humilde”, são palavras do Papa Tawadros II, em Alexandria, no Egito, por ocasião da primeira jornada da amizade da Igreja Copta Ortodoxa e a Igreja Católica, realizada em 2015.

Essas palavras encontraram ressonância, no discurso do Papa Francisco, durante a sua recente viagem ao Cairo: “Diante do Senhor, que nos deseja ‘perfeitos na unidade’, não é mais possível esconder-nos nos pretextos de divergências interpretativas e nem mesmo esconder-nos atrás de séculos de história e de tradições que nos distanciaram e nos tornaram desconhecidos”, e invoca a “comunhão já efetiva que cresce a cada dia”, os frutos misteriosos e sempre atuais de “um verdadeiro e real ecumenismo de sangue”, a importância de “um ecumenismo que se constrói na caminhada... Não existe um ecumenismo estático.”

Esta é também a convicção de cristãos de muitas Igrejas, que vivem a espiritualidade da unidade do Focolare, fundamentados em uma experiência que prossegue há décadas.

E na atual corrente ecumênica – na qual, em primeiro lugar, estão os gestos, as palavras e as declarações assinadas por responsáveis das Igrejas, mas, também, iniciativas de cristãos em diversas regiões do globo – se insere a 59ª Semana Ecumênica (Castel Gandolfo, Roma, 9/13 de maio de 2017), que reunirá cerca 700 cristãos e 70 Igrejas e Comunidades Eclesiais, provenientes de 40 países.

Serão dias de partilha, de espiritualidade, de reflexão, de vida comunitária: uma “Mariápolis ecumênica”, como muitos já gostam de denominar tal convivência, que se apresenta como um novo passo no “diálogo da vida” e no “ecumenismo de povo.”

De fato, é no “diálogo da vida” que Chiara Lubich via a contribuição típica da espiritualidade da unidade na plena e visível comunhão entre as Igrejas: é necessário “um povo ecumenicamente preparado”. Tendo conhecimento dos muitos passos ainda a serem dados e no respeito entre todas as Igrejas, se buscará aprofundar o patrimônio comum que já une todos.

O título “Caminhando Juntos. Cristãos em direção à unidade” será aprofundado por meio de um tema central da espiritualidade da unidade: Jesus crucificado e abandonado, o Deus do nosso tempo, fundamento para uma espiritualidade de comunhão. Serão alternados momentos de reflexão, de diálogo e de testemunho de diversos lugares do mundo.

Na caminhada atual, após 500 anos da Reforma de Lutero, entre os vários palestrantes está o bispo Christian Krause, ex-presidente da Federação Luterana mundial, o reverendo Dr. Martin Robra, do Conselho Ecumênico das Igrejas de Genebra, o bispo Brian Farrell, secretário do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e Maria Voce, presidente do Movimento dos Focolares.

Um momento particular está confiado a S. E. Gennadios Zervos, Metropolita da Itália e de Malta, cujo tema é: “50 anos do primeiro encontro de dois protagonistas do diálogo: Patriarca ecumênico Atenágoras I e Chiara Lubich.”

O programa prevê também a participação na audiência geral com o Papa Francisco na Praça São Pedro, a visita às Basílicas São Pedro e São Paulo Fora dos Muros, e a oração comum nas catacumbas de S. Domitila e S. Sebastião.

Esta 59ª Semana Ecumênica deseja ser também expressão do renovado empenho ecumênico dos Focolares expresso na recente Dichiarazione di Ottmaring, que explicita também uma promessa: fazer todo o possível “para que as nossas atividades, iniciativas e reuniões, no âmbito internacional e, especialmente, local, sejam impregnadas desta atitude aberta e fraterna entre os cristãos... confiando a Deus o caminho das nossas Igrejas para que se acelerem os passos em direção à celebração comum no único cálice.”

(Mov. Focolares)

(from Vatican Radio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário