sexta-feira, 5 de maio de 2017

Fátima 2017: Santuário vai disponibilizar folheto informativo para peregrinos «com necessidades especiais»

Agência Ecclesia 05 de Maio de 2017, às 10:54        DR

DR
Projeto em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria quer garantir que todos acompanhem da melhor forma a visita do Papa Francisco


Fátima, 05 mai 2017 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima criou um folheto informativo destinado a peregrinos portadores de deficiência visual e intelectual, ou com baixa literacia, para ser utilizado durante a visita do Papa Francisco nos dias 12 e 13 de maio.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o Santuário explica que este projeto ganhou forma graças a uma parceria com o Instituto Politécnico de Leiria.

 O objetivo é garantir que todas as pessoas, incluindo aquelas “com necessidades especiais”, possam viver da melhor forma a vinda do Papa, inserida na comemoração do Centenário das Aparições e que incluirá no dia 13 de maio a canonização de Jacinta e Francisco Marto, dois dos pastorinhos e videntes de Fátima.

Pedro Valinho Gomes, diretor do Serviço de Peregrinos, realça que "o acolhimento é palavra-chave na missão do Santuário de Fátima" e que esta iniciativa insere-se na busca de novas formas de "chegar a todos os peregrinos, particularmente àqueles que têm alguma dificuldade no acesso à mensagem e ao espaço do Santuário".

Este folheto, que pretende ser eminentemente “inclusivo”, foi “desenvolvido pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do Politécnico de Leiria, e vai ser disponibilizado em “duas versões”.

Uma em “braille, com imagens em relevo, que pode ser lido por pessoas cegas”, e outro “em sistema pictográfico para pessoas com incapacidade intelectual e baixa literacia”.

Célia Sousa, coordenadora do referido Centro, destaca a oportunidade de "assinalar esta data incontornável na história da região e do país", que é o Centenário das Aparições e a primeira vinda do Papa Francisco a Portugal, com algo de diferente e especial, e sobretudo que tenha em conta valores como a dignidade humana e a igualdade social e de direitos.

"O CRID existe para trabalhar em prol de uma sociedade mais igualitária e inclusiva, e neste evento espiritual e religioso que leva a Fátima milhões de pessoas de todo o mundo, fazia todo osentido torná-lo num momento acessível a todos", frisa aquela responsável.

Todas as missas do Centenário, à semelhança do que acontece há três anos com a missa dominical das 15h00 na Basílica da Santíssima Trindade, serão também inclusivas, graças à colaboração de um intérprete de Língua Gestual Portuguesa, proveniente da Unidade de Investigação Inclusão e Acessibilidade em Ação, do Politécnico de Leiria.

A chegada do Papa Francisco a território português está marcada para as 16h20, na Base Aérea de Monte Real.

Ainda em Monte Real decorre a cerimónia de boas-vindas e, às 16h35, um encontro privado com o presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.

Às 16h55, Francisco vai fazer uma visita à Capela da Base Aérea, onde rezaram Paulo VI (1967) e João Paulo II (1991).

A deslocação para o Estádio de Fátima, em helicóptero, tem início previsto para as 17h15 e uma duração de 20 minutos, antecedendo a deslocação para o Santuário de Fátima, em viatura aberta.

O primeiro momento da agenda do Papa no Santuário será a visita à Capelinha das Aparições, às 18h15, para um momento de oração, recolhendo depois à Casa de Nossa Senhora do Carmo.

O Papa Francisco vai dirigir uma saudação aos peregrinos, pelas 21h30, aquando da bênção das velas, na Capelinha das Aparições, seguindo-se a recitação do Rosário.

O programa de dia 13 de maio, sábado, começa às 09h10, num encontro com o primeiro-ministro português, António Costa, na Casa de Nossa Senhora do Carmo.

Pelas 09h40, o Papa vai fazer uma visita à Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, onde estão sepultados os Pastorinhos de Fátima.

A Missa da peregrinação internacional aniversária de maio, no Centenário das Aparições, tem início previsto para as 10h00, no recinto de oração do Santuário; durante a celebração, o Papa Francisco vai proferir a sua única homilia em Fátima e dirigir uma saudação aos doentes.

No total, estão previstas quatro intervenções do Papa, na Cova da Iria.

Às 12h30 vai decorrer o almoço com os bispos de Portugal, na Casa Nossa Senhora do Carmo.

A cerimónia de despedida está marcada para a Base Aérea de Monte Real, às 14h45, de onde parte o voo papal, às 15h00, em direção ao Aeroporto de Roma/Ciampino, com chegada prevista para as 19h05 locais.

Nesta sua primeira passagem por Portugal, o Papa Francisco vai passar 22 horas e 40 minutos em solo português.

JCP

Nenhum comentário:

Postar um comentário