domingo, 7 de maio de 2017

Arquidiocese de Fortaleza reza pelas vocações neste Domingo do Bom Pastor


Seminaristas da Arquidiocese de Fortaleza / Foto: Seminário Propedêutico de Fortaleza

FORTALEZA, 07 Mai. 17 / 05:00 am (ACI).- Neste quarto Domingo da Páscoa ou Domingo do Bom Pastor, a Igreja celebra também o Dia Mundial de Oração pelas Vocações e a Arquidiocese de Fortaleza (CE) agradece de modo nesta data pelos 27 novos seminaristas que neste ano deram seu ‘sim’ ao chamado vocacional.

O caminho vocacional de cada um é único e tem em comum o lugar aonde essa trajetória os levou, ao seminário da Arquidiocese de Fortaleza.

Entre esses 27 candidatos ao sacerdócio está Deusimar Andrade, de 25 anos, o qual percebeu os sinais do chamado ainda na adolescência. “Senti-me profundamente tocado em um retiro de preparação para a Crisma, percebi o quanto Deus me amava e que eu queria amá-Lo tanto quanto Ele Me ama”, recorda.

O jovem aprofundou a experiência de fé se engajando em grupo de oração e desenvolvendo trabalho para os mais pobres.  Com o tempo, foi alinhando a sua formação com o chamado de Deus.

“Depois de alguns semestres cursando engenharia mecânica, optei pela filosofia. Terminei dois cursos na área, um na Faculdade Católica de Fortaleza e outro na Universidade Federal do Ceará”.

Trabalhou ainda durante 2 anos e meio como professor de Educação Religiosa. “Atualmente, estou concluindo um mestrado em Filosofia Política”, diz o jovem que também é youtuber e mantém um projeto de evangelização por meio do canal “Pense no Alto”, busca atualizar para os jovens a mensagem do Evangelho.

Por sua vez, Ygor Azevedo , 20 anos, admite: “Jamais pensei em ser padre” e, até os 16 anos, participou de no máximo duas Missas.

A história do rapaz começou a mudar depois que se engajou em um Grupo de Oração na paróquia. “Foi ali que tive a minha primeira experiência pessoal com o amor de Deus”, descreve. O encontro foi fortalecido em um acampamento para jovens que o fez crescer no contínuo engajamento na Igreja.

Mais tarde, recebeu um convite e decidiu participar dos encontros vocacionais da Arquidiocese. “Eu vim para o primeiro encontro pensando em não vir para os demais, mas acabei participando de todos ao longo do ano. A semente da vocação foi regada pela oração e Deus a faz crescer cada dia”, expressa.

Entretanto, apesar do bom número de ingressantes no Seminário, existe uma contínua necessidade por novas e boas vocações. Somente a cidade de Fortaleza, a segunda capital mais católica do país, há quase 2 milhões de católicos. A Arquidiocese possui atualmente 253 Padres Diocesanos, distribuídos entre as 146 paróquias.

“É um rebanho bem numeroso”, destaca Padre Vicente Oliveira, novo responsável pela Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Fortaleza e Vice-Reitor do Seminário Propedêutico, ressaltando que “precisamos rezar sempre mais pelas vocações”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário