segunda-feira, 29 de maio de 2017

Após o câncer de mama: um novo começo para seu corpo e sua vida

  Fanny Leroux | Maio 28, 2017
Susan G. Kommen | Visual Hunt CC
Agora é a hora de recuperar a energia e recuperar a feminilidade para recomeçar

Atualmente uma em cada oito mulheres desenvolve câncer de mama em algum momento de sua vida, e a idade do diagnóstico está se tornando cada vez mais precoce. A palavra câncer nos assusta, por causa da doença e de seus tratamentos dolorosos. Quer se trate de quimioterapia, radioterapia, terapia hormonal ou cirurgia, o tratamento do câncer de mama é uma provação que pode levar a se perguntar: “Será que eu nunca serei capaz de recuperar minha vida e meu corpo anterior?”

A resposta é que você pode sim recuperar sua vida e seu corpo. Há vida do outro lado de um diagnóstico! Naturalmente, viver como antes não significa viver como se nada tivesse acontecido, mas existem alguns princípios-chave que podem nos ajudar a reconstruir nossa saúde física e mental.

–– ADVERTISEMENT ––


Sentindo-se bem em seu corpo
Manter-se ativo para uma melhor qualidade de vida

Em primeiro lugar, todos os profissionais de saúde concordam que o exercício físico é fundamental porque fortalece todo o corpo. A fadiga crônica afeta 80 por cento das vítimas de câncer, devido à doença e seus tratamentos. O exercício irá ajudá-la a recuperar sua energia e fortalecer seu sistema imunológico. Verifique com o seu médico ou profissional de saúde antes de iniciar um novo programa.

Esteja ciente de que o linfedema – inchaço nos braços ou pernas devido à má circulação no sistema linfático – pode causar uma perda de sensibilidade, dor no ombro e sensação de preguiça. Então, volte ao exercício físico gradualmente, e não se esqueça de que mesmo atividades domésticas como subir as escadas são uma forma de exercício.

Faça caminhadas no ar fresco e no sol, ou tente ioga e exercícios de relaxamento para aliviar a rigidez muscular e fragilidade da articulação. E não se esqueça: muito descanso e sono de qualidade também são essenciais.

Recuperando seu corpo e feminilidade

O câncer de mama pode alterar nossa aparência, de perda de cabelo a remoção de um ou ambos os seios. Com todas as mudanças no corpo e na imagem, podemos ter problemas com nossa autoconfiança e vida sexual.

Tratamentos de câncer são duros sobre a pele e podem deixá-la seca e rachada. Lembre-se de passar hidratante no corpo após o chuveiro, e investa em um bom hidratante facial, de preferência um com protetor solar. A pele pós-tratamento, muitas vezes, têm uma persistente vermelhidão ou amarelado, mas estes podem ser corrigidos com um corretivo. Escolha uma corretivo que corresponda ao tom de pele do pescoço, seguido por um pouco de blush para trazer cor para as bochechas e, em seguida, um batom hidratante para reviver os lábios secos, incolor.

Perda de cabelo também é parte da provação do tratamento do câncer, e pode levar algum tempo para cílios e sobrancelhas crescer novamente. Entretanto, use um lápis de sobrancelha para preencher os pontos vazios em suas sobrancelhas. Sombra também pode ajudar a adicionar definição e profundidade para os olhos.

Para assistir a transformações de maquiagem de mulheres que fazem quimioterapia, clique aqui ou confira o programa Look Good, Feel Better.

Uma dieta saudável e equilibrada

Naturalmente, voltar à forma também requer boa nutrição. Nenhum alimento é proibido, mas tente usar mais nozes e azeite e menos gorduras animais e ácidos graxos trans. Como regra geral, renunciar a carne e optar pelo peixe, bem como frutas e legumes. Obter as versões de grãos inteiros de alimentos ricos em amido como arroz, massas ou cereais em vez dos refinados. E reduzir ou evitar o açúcar.

Outro ponto importante: beber muita água e evitar muito café ou álcool.

Saúde mental
Aceite a provação e os sentimentos

Uma pessoa vivendo com câncer de mama está passando por todos os tipos de sentimentos: medo, raiva, dor, culpa, dúvida e esperança… Durante o curso da doença, você terá que trabalhar para identificar e aceitar essas emoções, e o processo pode continuar mesmo depois que o câncer se foi. Ao longo do caminho, você tem que enfrentar seus medos, expressar seus sentimentos e encontrar maneiras de viver com a doença.

Procure apoio de entes queridos e novos amigos

Ninguém deve caminhar o caminho do câncer e recuperação sozinho. Você precisa expressar seus sentimentos e dificuldades com amigos de apoio e membros da família ao longo do caminho.

A fase pós-câncer pode às vezes ser psicologicamente difícil; alguns pacientes relatam um sentimento de vazio e exaustão após a doença. Ao mesmo tempo, o apoio dos profissionais de saúde gradualmente desaparece, por isso este é o momento em que você pode querer chegar a grupos de apoio ou associações onde você pode encontrar outros sobreviventes que vão entender suas lutas e celebrar suas vitórias com você.

Para localizar mais grupos de apoio ao câncer em seu estado, experimente a Comunidade de Apoio ao Câncer. Você também pode encontrar on-line apoio para o câncer em CancerCare.org.

Retorne ao trabalho, viva e faça o que você gosta

Encontrar ou retomar o seu trabalho, fazer música, relaxar, trabalhar com a sua mente e memória, descobrindo novos hobbies, mantendo relacionamentos com os outros e rindo… tudo isso está esperando do outro lado do câncer e do processo de recuperação. Humor também é um grande presente que pode suavizar os julgamentos.

Recuperar de câncer de mama é uma viagem com solavancos e paradas ao longo do caminho. Exige paciência e autoaceitação, mas também pode ser uma oportunidade para começar a cuidar melhor de si mesmo, para fazer o que você ama, e até mesmo para embarcar em sonhos ou projetos que você sempre adiou. Às vezes, a doença pode trazer a oportunidade de recuar com maior força mental e física, bem como profundidade espiritual.

O tempo para colocar sua vida em espera é longo: o último dia de um tratamento bem sucedido é o início de uma nova parte da viagem. Aonde ele vai levar você?

https://pt.aleteia.org/2017/05/28/apos-o-cancer-de-mama-um-novo-comeco-para-seu-corpo-e-sua-vida/

Nenhum comentário:

Postar um comentário